terça-feira, dezembro 9, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDestaquePorto Central: obras avançam com construção do quebra-mar sul

Porto Central: obras avançam com construção do quebra-mar sul

-

As obras do Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), considerado o maior porto privado de águas profundas em construção no Brasil, seguem em ritmo acelerado. Recentemente, teve início a preparação da pedreira que fornecerá as rochas para o quebra-mar sul, uma das estruturas-chave para proteger as futuras operações portuárias.

A pedreira, situada a 27 quilômetros da área portuária, está na etapa final de preparação para iniciar o fornecimento das rochas destinadas ao quebra-mar. O transporte do material seguirá um planejamento logístico detalhado, com monitoramento socioambiental.

Com uma área de 2 mil hectares, o Porto Central terá profundidade de até 25 metros e 54 berços de atracação, sendo projetado para movimentar cargas diversas, como grãos, fertilizantes, petróleo, gás natural, contêineres e apoiar operações offshore. O projeto será implantado em fases, de acordo com a demanda do mercado, sendo que a Fase 1 (em andamento) contempla um terminal de granéis líquidos voltado ao transbordo de petróleo entre navios.

No momento, estão em andamento atividades ambientais essenciais, como o plantio de mudas nativas e o manejo da fauna silvestre, exigências que fazem parte do licenciamento ambiental da obra. A movimentação no canteiro inclui a limpeza do terreno e o reaproveitamento da biomassa gerada.

O material vegetal removido foi triturado e incorporado ao solo superficial (topsoil), sendo transportado para áreas de compensação ambiental. Lá, ele está sendo utilizado para recuperar a cobertura vegetal. Mais de 15 mil mudas já foram plantadas e a meta é alcançar 100 mil até o fim da primeira fase.

As próximas etapas da fase 1 incluem a instalação do canteiro principal, a terraplanagem do terreno, a dragagem do canal de acesso e a montagem da central de pré-moldados de concreto. Essas etapas visam preparar a infraestrutura necessária para o início da operação comercial do terminal, prevista para 2027.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress