Há um ano, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou para 2025 a oferta de 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados, totalizando 1,9 milhão de consultas e exames. Além disso, no pacote de ações veio o reajuste no valor pago pelas consultas especializadas, ampliando o uso da telemedicina como parte da estratégia da Secretaria da Saúde (Sesa) para atender à demanda de médicos especialistas.
O investimento, segundo o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, veio como mais uma estratégia para enfrentar os desafios impostos pela sobrecarga sofrida pelo sistema de saúde e atender ao Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece que, no Sistema Único de Saúde (SUS), a espera por consultas e exames não deve ser superior a 100 dias.
“E o trabalho surtiu efeito, do total de 1,25 milhões de consultas, foram ofertadas durante este ano mais de 685 mil. Já em relação a exames, o número superou os 670 mil, já que foram ofertados mais de 867 mil. Um montante que contribuiu significativamente para reduzir o tempo de espera desses procedimentos, melhorando a qualidade do atendimento aos pacientes, que sempre foi – e é – prioridade para o Governo do Estado e a Sesa”, explica
Para o subsecretário de Estado da Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa, o lançamento do pacote contribuiu mais uma vez para a facilitação do acesso da população capixaba aos serviços de saúde. “Cada pacote lançado ajuda na promoção e prevenção de doenças, na melhoria da qualidade de vida e na redução de desigualdades, ao fortalecimento da Atenção primária à Saúde (APS) e a uma resposta mais eficiente às necessidades locais de cada município”, ressalta.
Dentro deste pacote também foi lançada a teleconsulta no Espírito Santo, que chegou aos 78 municípios distribuídos pelas Regionais de Saúde (Metropolitana Central, Norte e Sul), beneficiando, principalmente, os pacientes que residem fora da Região Metropolitana e precisavam, até então, enfrentar horas de estrada para ter atendimento com um médico especializado.
“A teleconsulta, desde fevereiro de 2025, vem contribuindo muito para um alcance maior de atendimentos, já que os médicos especializados realizam a consulta de forma remota estando em qualquer lugar do Brasil. Cada vez mais o uso da tecnologia e da inovação será utilizada como forma de se chegar à excelência no atendimento aos usuários do SUS, não só no Espírito Santo, mas no Brasil. É um caminho sem volta”, afirma Hoffmann.


