terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioNoticiárioGeralNovo nome para o bacon! Conheça as mudanças nas regras de nomenclatura

Novo nome para o bacon! Conheça as mudanças nas regras de nomenclatura

-

As novas regras definidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entram em vigor a partir desta quarta-feira

A partir de hoje (1°), o bacon irá mudar de nome. Isso porque, segundo a nova norma, os fabricantes agora tem de deixar claro quando o bacon não for feito da barriga do porco, o corte mais tradicional para esse alimento. Antes era permitido o uso de músculos adjacentes, sem osso, acompanhados da expressão ‘especial’ ou ‘extra’ na sua embalagem.

As novas regras do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a manipulação desse alimento foram publicadas em fevereiro e passa a entrar em vigor a partir de março.

Segundo a norma, os produtos deixam de ser chamados de “estilo bacon”. Agora, nas embalagens será preciso mencionar qual parte do porco foi utilizada, por exemplo: bacon de pernil, bacon de paleta, bacon de lombo, etc. Os estabelecimentos terão até um ano para fazer todas as mudanças e os produtos fabricados até o final do prazo de adequação, poderão ser comercializados até o fim da sua data de validade.

O Ministério da Agricultura também aprovou uma nova lista de ingredientes adicionais permitidos no alimento. Além disso, foi acrescentada a temperatura ideal para o produto ser vendido fora de refrigeradores.

Com a atualização fica mais claro para o consumidor qual o produto ele está levando para a sua casa. E também, ele consegue escolher melhor qual tipo de corte ele prefere, se é o tradicional ou outras variáveis.

Novos ingredientes

A nova lista de ingredientes permite carboidratos mono e dissacarídeos, maltodextrina, condimentos e especiarias, água, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, previstos em legislação específica do órgão regulador da saúde e autorizados pelo Ministério da Agricultura, além de sais hipossódicos.

Esses aditivos são importantes, pois dão o aroma e ajudam na preservação do alimento.

Bacon da barriga

O bacon de barriga é mais valorizado no mercado, isso se dá pois ele é constituído por camadas entrelaçadas de carne e gordura. Nos outros cortes, essas partes ficam separadas, nessas é visível a parte que possui mais carne.

Porém, por ser um corte mais gorduroso, há uma certa procura pelo público pelo “bacon magro”, com mais carne.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress