quinta-feira, setembro 18, 2025
spot_img
InícioÚltimas notíciasMoraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer

-

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu neste sábado (29) prisão domiciliar a um condenado pelo ato golpista de 8 de janeiro de 2023 com câncer que sofreu infarto recentemente. Jaime Junkes passará a cumprir a pena de 14 anos em casa e usará tornozeleira eletrônica.

“Além do seu diagnóstico de câncer, reiteradamente comprovado nos autos, [o condenado] teria sofrido recentemente infarto agudo no miocárdio, o que configura importante situação superveniente a autorizar a excepcional concessão de prisão domiciliar humanitária”, escreveu Moraes em sua decisão.

Além da tornozeleira, Junkes não poderá usar redes sociais, comunicar-se com os demais envolvidos nos atos de 8 de janeiro, nem dar entrevistas a veículos de imprensa sem a autorização do STF.

O condenado também está obrigado a informar à Justiça qualquer deslocamento por problemas de saúde com 48 horas de antecedência, exceto em casos de emergência, em que a saída poderá ser comunicada posteriormente.

Junkes também não poderá receber visitas em casa, exceto de irmãos, filhos, netos e advogados. As demais visitas precisarão ser autorizadas pelo STF.

Reconsideração

Ao permitir a prisão domiciliar, o ministro reconsiderou decisão do último dia 21. Na ocasião, Moraes não permitiu a ida de Junkes para casa, argumentando que o condenado poderia deixar o presídio periodicamente para fazer tratamentos de saúde.

Preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, Junkes foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República como “executor material” dos ataques às sedes dos Três Poderes. Ele foi condenado a 12 anos e seis meses de pena em regime fechado, mais um ano e seis meses em regime semiaberto ou aberto.

- PUBLICIDADE -
spot_img

━ viu isso aqui?

Mulher é presa em Mimoso do Sul por aplicar golpes contra idosos se passando por funcionária do INSS

Uma mulher de 28 anos foi presa pela Polícia Civil na manhã de quarta-feira (17), em Mimoso do Sul, acusada de aplicar golpes contra...

Ricardo Ferraço tem características diferentes de Casagrande, e isto não é um problema

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), candidato do governo no processo eleitoral de 2026, reúne características que o diferenciam do atual governador Renato Casagrande Casão, como...

Saúde: Teleconsultas ampliadas com novas salas em Pedra Azul e Paraju

Os moradores de Pedra Azul e Paraju, em Domingos Martins, ganharam duas novas salas de teleconsulta na última terça-feira (16). A iniciativa, inédita no...

Botafogo abre 3 a 0, mas leva empate do Mirassol em jogo com seis gols no Nilton Santos

O Botafogo deixou escapar uma vitória praticamente garantida e empatou por 3 a 3 com o Mirassol, na noite desta quarta-feira (17), no Estádio...
plugins premium WordPress