terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCidadesGuarapariMédica denuncia agressão verbal de vereador durante plantão em Guarapari

Médica denuncia agressão verbal de vereador durante plantão em Guarapari

-

A médica Maria Júlia Roseira Bessa Ferraz, de 24 anos, denunciou ter sido alvo de agressões verbais do vereador Oldair Rossi, dentro da UPA de Guarapari, no fim de agosto. O caso ocorreu após um desentendimento sobre o atendimento de uma paciente, e ganhou repercussão após a médica, sua família e entidades médicas se manifestarem publicamente.

Como começou a confusão?

Maria Júlia, que atua no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA), estava prestando apoio voluntário na UPA quando a paciente atendida relatou dificuldades e entrou em contato com o vereador.

Segundo a médica, o atendimento seguia os protocolos, mas Oldair Rossi chegou à unidade “alterado, exigindo a transferência imediata da paciente”, mesmo após exames iniciais não indicarem emergência.

Durante a discussão, a acompanhante da paciente teria tentado filmar a sala de emergência, o que foi repreendido pela médica. Nesse momento, o vereador teria batido na mesa, colocado o dedo no rosto da profissional e dito que daria voz de prisão a ela.

Médica relata medo e impotência

Maria Júlia afirmou que ficou abalada emocionalmente durante o plantão e precisou da ajuda de outro médico para concluir suturas. “Foi uma sensação muito grande de impotência”, disse.

Ela também criticou o fato de o vereador ter usado a tribuna da Câmara para relatar a versão dele: “Quando ele expôs tudo, eu me senti um lixo, queria me enfiar num buraco”.

Repercussão

O caso gerou reação imediata:

  • O CRM-ES divulgou nota de apoio à médica, repudiando a conduta do vereador e pedindo providências ao Ministério Público e à Câmara de Guarapari;
  • A Prefeitura de Guarapari lamentou o episódio e disse ter prestado suporte à profissional;
  • O vereador publicou um vídeo com pedido de desculpas, afirmando não ter intenção de ofender e justificando que agiu como cidadão preocupado com a paciente.

No entanto, ele contestou que a médica estivesse atuando de forma voluntária e disse ter sido motivado por experiências pessoais com perdas familiares ligadas a falhas médicas.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress