quinta-feira, janeiro 22, 2026
InícioÚltimas notíciasLula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial

Lula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial

-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (23) uma visita de Estado à Indonésia. Ele já está em Jacarta, onde será recebido pelo presidente do país, Prabowo Subianto, para reafirmar a relação estratégica bilateral e tratar de outros temas da agenda regional e multilateral.

A recepção oficial será realizada pela manhã na capital indonésia, pouco depois da meia-noite no horário de Brasília. O fuso horário de Jacarta é de 10 horas à frente do horário de Brasília. Na pauta, estão instrumentos de cooperação em diversas áreas: ciência, tecnologia e inovação, energia e recursos minerais, medidas sanitárias e fitossanitárias, além de cooperação estatística.

Brasil e Indonésia estabeleceram Parceria Estratégica em 2008, a primeira do Brasil no Sudeste Asiático. A relação bilateral tem se aprofundado em diversas áreas, como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os dois países atingiu o recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões.

A agenda do presidente também prevê participação no Fórum Econômico Brasil-Indonésia, com empresários de ambos os países.

Lula busca uma aproximação política com os países asiáticos e a possibilidade de expansão do comércio brasileiro com um mercado de 680 milhões de habitantes. A viagem à Indonésia é também uma retribuição à recente visita oficial de Subianto ao Brasil, ocorrida em julho deste ano, logo após a 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (24), o presidente Lula tem encontro marcado com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn. A sede da entidade fica na capital da Indonésia.

À tarde, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, a programação inclui participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), além de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda não está confirmado.

O Brasil é o único país latino-americano a manter Parceria de Diálogo Setorial com a Asean, com iniciativas de coordenação política e de cooperação multissetorial.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Porto Central divulga link para cadastro de empresas de diversos segmentos

O Porto Central divulgou um link para cadastro de empresas. A lista será online e amplamente divulgada para parceiros da região de abrangência. Clique...

Confira a agenda completa de atrações do fim de semana em Itapemirim

O Verão Itapemirim chega com força total e promete agitar o litoral sul capixaba com uma programação que une música, entretenimento e celebração à...

Defesa Civil emite alerta de alto risco para inundações em Castelo

A Defesa Civil de Castelo emitiu um alerta de risco de inundação nesta quarta-feira (21), diante da manutenção da instabilidade intensa no município e em áreas...

Defesa Civil pede para capixabas que evitem viajar e deixar crianças nas ruas por conta das chuvas

A Defesa Civil fez alertas à população na tarde desta quarta-feira (21), quando aconteceu uma coletiva de imprensa sobre a situação climática no Espírito...
plugins premium WordPress