O Brasil não voltará a adotar o horário de verão em 2025. A informação foi confirmada por meio de nota pelo Ministério de Minas e Energia após rumores sobre o possível retorno da medida, suspensa desde 2019.
De acordo com o governo, o horário de verão “tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”. No entanto, estudos mostraram que o impacto positivo deixou de existir.
Em 2019, foi constatado que a prática não trazia mais os benefícios energéticos esperados. Isso se deve às mudanças nos hábitos da população e ao aumento do uso de aparelhos de refrigeração, como ventiladores e ar-condicionado, durante a tarde.
Segundo o Ministério, a “a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política”.
Apesar disso, o governo informou que continuará avaliando periodicamente a viabilidade da medida, levando em conta as condições atuais de consumo e geração de energia no país.