terça-feira, setembro 16, 2025
spot_img
InícioPolíticaGoverno brasileiro divulga nota e manifesta apoio aos EUA em ação no...

Governo brasileiro divulga nota e manifesta apoio aos EUA em ação no Iraque

-

“O governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo”, afirma o texto

O governo brasileiro publicou na noite desta sexta-feira (3) uma nota apoiando as ações dos EUA no Iraque, que culminaram na morte do general iraniano Qasem Soleimani. O comunicado foi assinado pelo Ministério das Relações Exteriores.

“Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional”, diz a nota.

O texto afirma também que “está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento” e que “o terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos, e o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul”.

A nota também afirma que o Brasil está atento a situação e os desdobramentos da ação no Oriente Médio e condenou “os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias” e que resultaram no contra-ataque americano.

Veja a nota da íntegra

Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo.
O Brasil está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento.
O terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos, e o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul.
Diante dessa realidade, em 2019 o Brasil passou a participar em capacidade plena, e não mais apenas como observador, da Conferência Ministerial Hemisférica de Luta contra o Terrorismo, que terá nova sessão em 20 de janeiro em Bogotá.
O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos da ação no Iraque, inclusive seu impacto sobre os preços do petróleo, e apela uma vez mais para a unidade de todas as nações contra o terrorismo em todas as suas formas.
O Brasil condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias, e apela ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país.

- PUBLICIDADE -
spot_img

━ viu isso aqui?

Obras na BR-101: corte de rochas interditará totalmente trecho na Serra até sexta-feira

Motoristas que trafegam pela BR-101, na Serra, devem redobrar a atenção nesta semana. A Ecovias Capixaba informou que, entre os dias 16 e 19...

Mimoso do Sul pode ter três candidatos a deputado estadual

Daqui a um ano estaremos na reta final do processo eleitoral que escolherá deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da república O atual prefeito...

Espírito Santo recebe Nota A+ em gestão fiscal pelo segundo ano consecutivo

O Espírito Santo foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, com a Nota A+ em gestão fiscal, concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O...

Em Nova York, agenda de Lula inclui Palestina, democracia e clima

No próximo dia 23 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o tradicional discurso na abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU),...

Hemoes realiza cadastro de doadores de medula óssea em Aracruz no Dia Mundial do Doador

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) vai estar na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz, neste sábado (20), para realizar o...
plugins premium WordPress