sexta-feira, janeiro 2, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESEspírito Santo recebe Nota A+ em gestão fiscal pelo segundo ano consecutivo

Espírito Santo recebe Nota A+ em gestão fiscal pelo segundo ano consecutivo

-

O Espírito Santo foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, com a Nota A+ em gestão fiscal, concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (15), durante a entrega do Prêmio Qualidade da Informação 2025, em Brasília.

O Estado se destacou como referência nacional em responsabilidade fiscal, transparência e qualidade das informações contábeis e fiscais. Desde 2012, o Espírito Santo mantém a Nota A na Capacidade de Pagamento (Capag) e, desde 2024, também figura entre os entes federativos que alcançaram o nível máximo de excelência, com a Nota A+.

Reconhecimento da boa gestão

De acordo com o governador Renato Casagrande, o prêmio reflete o compromisso da gestão com a responsabilidade fiscal:

“O Espírito Santo é o único Estado Nota A desde a criação do ranking, ainda em meu primeiro mandato, em 2012. Agora, recebe novamente a Nota A+. Esse resultado é fruto de uma administração pautada na transparência, no equilíbrio das contas públicas e no compromisso com o bem-estar dos capixabas”, afirmou.

O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, destacou que o reconhecimento reforça a credibilidade do Espírito Santo junto ao setor privado:

“Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência e equilíbrio fiscal. Isso estimula investimentos e gera oportunidades para os capixabas”, disse.

Estados premiados com a Nota A+

Além do Espírito Santo, apenas outros seis estados receberam a Nota A+: Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.

O que significa a Nota A+

A Nota A+ foi criada em 2024 para distinguir estados e municípios que atingem o nível máximo de excelência na gestão fiscal e qualidade do gasto público. Para obtê-la, é necessário:

  • Nota A nos três indicadores da Capag (endividamento, poupança corrente e liquidez);
  • Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia cerca de 180 itens relacionados à consistência e integridade dos dados enviados ao Siconfi.

Esse reconhecimento amplia a credibilidade do Estado junto a investidores e fortalece a capacidade de priorizar investimentos estratégicos, impactando positivamente a sociedade.

━ viu isso aqui?

Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro...

ES registra em 2025 o menor número de homicídios em 30 anos

O Espírito Santo encerrou 2025 com um marco inédito na área da Segurança Pública. Ao longo do ano, foram contabilizados 796 homicídios dolosos, o menor número desde o início da...

Primeira ZCAS de 2026 pode provocar chuvas fortes e risco de tempestades no Espírito Santo

O Espírito Santo pode enfrentar um início de ano bastante chuvoso com a formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de...

Moradores de Colatina reclamam de falta d’água em bairros da cidade

Moradores de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, voltaram a relatar problemas no abastecimento de água em diversos bairros do município. Uma moradora do...
plugins premium WordPress