sábado, setembro 6, 2025
spot_img
InícioAstronomiaES terá visão parcial do eclipse solar anular: saiba como e onde...

ES terá visão parcial do eclipse solar anular: saiba como e onde observar o fenômeno

-

Um fenômeno conhecido como eclipse solar anular que acontece neste sábado (14), poderá ser visto em boa parte do país, inclusive na capital do Espírito Santo. Em Vitória, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai promover eventos de observação do eclipse com uso de telescópio solar e filtros especiais.

Em parte do Brasil, o evento só poderá ser observado novamente em 2067, conforme o membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Lauriston Trindade.

O espetáculo astronômico pode ser conferido nas instalações do Observatório, no campus de Goiabeiras, e também será transmitido pelos canais do GOA no Youtube e no Instagram. A observação depende das condições meteorológicas. Se chover ou se o céu estiver nublado, não terá observação.

Outra oportunidade para visualizar o eclipse será na Praça da Ciência, em Vitória, onde acontecerão atividades promovidas pelo Centro de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e pela Prefeitura de Vitória. Além da observação do eclipse com uso de telescópio solar e óculos especiais, haverá seminário e exibição de vídeos.

Em Vitória, a cobertura será de aproximadamente 50%. Para ver esse fenômeno com segurança, é preciso usar filtros ou óculos especiais. O contato a olho nu pode causar prejuízos na visão, como catarata e até cegar.

Para observar o eclipse é necessário ter um óculos com filtros para eclipses solares, telescópios de observação solar com filtros especializados e vidros de solda com filtro 14 ou superior. A recomendação é não olhar mais de 1 minuto para o Sol. Usar óculos escuros para tentar ver o fenômeno podem prejudicar a visão.

O fenômeno poderá ser visto em quase todo o país, mas de forma parcial. Apenas no Norte e Nordeste ele vai poder ser visto da forma total, como Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

No Espírito Santo, o eclipse vai começar por volta das 15h37 e vai atingir seu auge às 16h40. Segundo o Márcio Malacarne, do Observatório da Ufes, o próximo grande eclipse solar total, vai ser dia 8 de abril de 2024 e a previsão para o próximo eclipse solar anular é em outubro de 2024.

A observação está sendo promovida pelo Centro de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA-Ufes).

O eclipse solar anular é um fenômeno que acontece quando a lua fica entre a Terra e o Sol, mas não cobre todo o disco solar, formando um anel de luz ao redor da sombra lunar. Ou seja, o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua.

O anel completo de luz será visível apenas numa pequena faixa no norte e no nordeste do país. Em outras regiões, como o sudeste, o eclipse será parcial, com a lua cobrindo parte do sol. Ou seja, nesse tipo de fenômeno o dia não fica escuro.

Eclipses lunares não serão tão marcantes este ano, pelo menos para o Brasil.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Justiça suspende aumento da tarifa de água em Cachoeiro após denúncia de irregularidades

A tarifa de água em Cachoeiro de Itapemirim poderá cair mais de 10% após decisão da Justiça que suspendeu os efeitos do 14º termo...

Gêmeas siamesas Abby e Brittany Hensel aparecem com bebê e levantam especulações

As gêmeas siamesas Abby e Brittany Hensel, de 35 anos, voltaram a ser destaque na imprensa internacional após serem vistas com um bebê em...

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa,...

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

O Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (4), o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) das atividades legislativas por 115 dias para “tratamento de...
plugins premium WordPress