sábado, setembro 6, 2025
spot_img
InícioPolíticaES pode lucrar com os acordos entre Brasil e China

ES pode lucrar com os acordos entre Brasil e China

-

O Estado é um dos maiores produtores de carne bovina do país e todo mês envia cerca de 30 mil quilos do produto para o país asiático

Em sua visita à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu em Pequim com o presidente chinês Xi Jinping, onde assinou 15 acordos de colaboração com o governo do país asiático. 

Dentre os termos assinados, há pontos como a facilitação do comércio entre os dois países e um deles, exatamente o 15º acordo, pode favorecer bastante o Espírito Santo. 

Trata-se do protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.

O Espírito Santo é um dos maiores produtores de carne bovina do país e todo mês, envia cerca de 30 mil quilos do produto para a China. 

As exportações não pararam por aí, uma vez que o Estado também envia mensalmente outros produtos como café e pimenta ao país asiático. 

Na avaliação de Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, os acordos devem beneficiar a economia capixaba em diversas frentes, não só na pecuária, mas na indústria e agricultura.

Ainda segundo ele, a posição estratégica do Espírito Santo e sua facilidade portuária estreitam ainda mais os laços com o país asiático. 

“O Espírito Santo tem um fator muito favorável, com a ampliação e o reforço desses acordos, o Espírito Santo tem um diferencial logístico, portuário. Boa parte da produção de carne e outros produtos que saem do Brasil, acabam saindo dos portos capixabas. Então, o Espírito Santo acaba funcionando como conexão direta com mercados importantes como o mercado chinês, tanto na agricultura, pecuária, quanto como na indústria e outros tipos de produtos que a gente tem essa conexão”, disse Pablo Lira. 

Entre os acordos assinados por Lula e Xi Jinping estão a facilitação do comércio entre os dois países, assim como a pesquisa e a inovação.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Justiça suspende aumento da tarifa de água em Cachoeiro após denúncia de irregularidades

A tarifa de água em Cachoeiro de Itapemirim poderá cair mais de 10% após decisão da Justiça que suspendeu os efeitos do 14º termo...

Gêmeas siamesas Abby e Brittany Hensel aparecem com bebê e levantam especulações

As gêmeas siamesas Abby e Brittany Hensel, de 35 anos, voltaram a ser destaque na imprensa internacional após serem vistas com um bebê em...

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa,...
plugins premium WordPress