domingo, janeiro 25, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESEco101 tem 6 meses para começar distrato da BR; tarifa não deve...

Eco101 tem 6 meses para começar distrato da BR; tarifa não deve cair

-

Depois de anunciar que desistiu de manter a concessão da BR-101 no Espírito Santo, a Eco101 confirmou que entrega o contrato e, em até seis meses, deve assinar um contrato especial com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e iniciar o distrato. As informações foram repassadas pela ANTT a deputados federais em reunião realizada na semana passada em Brasília.

A previsão é que a empresa conclua as obras de duplicação que estão sendo realizadas no trecho sul da rodovia e tinham estimativa para serem entregues até o fim do ano. E durante o novo contrato, que deve ser de dois anos, até que seja realizada a nova licitação, a empresa deve continuar dando manutenção na rodovia.

Segundo o deputado federal Neucimar Fraga, que participou da reunião com o também deputado federal Da Vitória, a ANTT informou que no novo contrato pode ser discutido o preço da tarifa até a nova concessão, mas não há estimativa para redução. “A tendência seria cair, mas como existe crédito, segundo a ANTT, visto que a empresa informou que investiu mais do que arrecadou, pode ser que se mantenha uma tarifa maior para manter o investimento”, explica Neucimar.

Outro assunto discutido na reunião foi a agilidade nas liberações ambientais, principalmente no trecho norte, para que não haja atrasos como ocorreu até agora na duplicação. “Cobramos da ANTT para que o processo de licenciamento não interrompa as obras, para que a nova empresa que ganhar o contrato já pegue o trecho liberado”, explica.

Questionada sobre o assunto, a ANTT informou que o pedido de relicitação da Eco 101 encontra-se em análise pela agência, que considera na avaliação os limites técnicos e legais que permeiam a boa gestão regulatória com base na Lei nº 13.448/2017 e no Decreto nº 9.957/2019. “Não há um prazo definido pela legislação vigente para a análise, pois envolve a vistoria de uma série de documentos com os detalhes da solicitação de devolução amigável. A estimativa para um ciclo de relicitação pode chegar até dois anos”, informou.

A Eco101 também foi procurada para comentar o assunto, mas ainda não respondeu.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Justiça procura morador de Vitória suspeito de aplicar golpes milionários com investimentos e apostas esportivas

A Justiça do Espírito Santo procura Tarlan Moura Lyra, de 40 anos, morador de Vitória, suspeito de aplicar golpes financeiros envolvendo promessas de investimento...

Prefeitura de Cachoeiro divulga programação do Cachoeiraço 2026

O Cachoeiraço 2026 já tem programação oficial definida e promete transformar a Avenida Beira Rio em um grande corredor da alegria entre os dias 6...
plugins premium WordPress