terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioPolíticaDescasco com a Cultura: Artistas de Vitória convocam protesto

Descasco com a Cultura: Artistas de Vitória convocam protesto

-

Na próxima terça-feira, ato ‘Grito da Cultura’ irá até a prefeitura apresentar reivindicações a Lorenzo Pazolini

Chamado de “Grito da Cultura”, um ato acontecerá na próxima terça-feira (15), denunciando práticas consideradas como “descaso” da atual gestão de Vitória nas áreas de cultura e juventude. A concentração foi convocada para 15h na praça do bairro Jesus de Nazareth, com caminhada até a sede da prefeitura, em Bento Ferreira.

“Nos últimos anos, a cultura sofreu com inúmeros ataques e não é tratada com o devido respeito e importância que merece em Vitória, cidade que já esteve na vanguarda nacional de políticas culturais e hoje sofre com o desmonte e apagamento de suas políticas”, diz o convite do ato, que aponta que a situação se agravou na gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos), iniciada no ano passado.

Entre os problemas apontados, o grupo indica “desrespeito a leis que instituem políticas culturais, atos ilegais em favor de projetos de aliados, falta de planejamento, perda de recursos estaduais para o setor, violência policial contra pessoas e espaços culturais, destruição de políticas voltadas para a juventude, e falta de diálogo com a sociedade civil e conselhos”.

Por conta disso, as reivindicações apresentadas incluem sete pontos principais. Entre as críticas estão o processo de seleção no Edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc, cujo resultado final foi alterado pelo secretário municipal Luciano Gagno, o não cumprimento da Lei Rubem Braga, principal instrumento de política cultural do município, e a não adesão ao programa Coinvestimento Cultural (Fundo a Fundo), que garantiria recursos estaduais para a cultura do município.

Também pedem gestores “com qualificação técnica, conhecimento do setor e disponibilidade e vontade para o diálogo” para o comando da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Gerência de Juventude do município, ligada à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Outra questão levantada é o esvaziamento de políticas para a juventude, fechamento da Casa da Juventude em São Pedro, e falta de empenho para reabertura do Centro de Referência da Juventude (CRJ), fechada na gestão de Luciano Rezende (Cidadania) para obras ainda não finalizadas.

A atuação da prefeitura no último Carnaval também entra na pauta, com a crítica à falta de planejamento para um carnaval gratuito, cancelamento sem diálogo com blocos, e falta de políticas de apoio a vendedores ambulantes impactados economicamente com a não realização da festa.

Também é citada a perseguição e repressão de manifestações culturais populares e estabelecimentos que promovem ações culturais por meio da Guarda Municipal e seu grupo tático Ronda Ostensiva Municipal (Romu). No ato, o grupo pretende entregar uma carta de propostas e exigências ao prefeito Lorenzo Pazolini.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress