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Defesa Civil Alerta começa a operar no Espírito Santo a partir de dezembro

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A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) está finalizando os ajustes necessários para implementar o Defesa Civil Alerta, uma nova ferramenta do Governo Federal destinada ao envio de alertas de emergência. O sistema, lançado em agosto deste ano, será ampliado para os estados das regiões Sul e Sudeste a partir de 04 de dezembro, com o Espírito Santo entre os contemplados.

Funcionalidade integrada ao Sistema Alerta!ES

No Espírito Santo, o Defesa Civil Alerta será integrado ao Sistema Alerta!ES, já utilizado pelo estado para monitoramento e prevenção de desastres. A ferramenta será mais um canal de comunicação, com foco em alertar e orientar as populações que vivem em áreas de risco iminente, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

A tecnologia utilizada é o cell broadcast, que permite o envio simultâneo de mensagens para telefones móveis em áreas geográficas específicas. Essas mensagens aparecem em formato de pop-up, interrompendo qualquer atividade no celular, como a visualização de vídeos ou a navegação nas redes sociais. Não é necessário fazer cadastro ou baixar aplicativos, e o alerta será recebido por todos os celulares conectados às torres de telefonia localizadas na área de risco.

Quem recebe os alertas?

O sistema abrange todos os telefones móveis conectados à rede no momento da emissão do alerta. Porém, aparelhos em modo avião ou desligados não receberão a notificação. Embora a tecnologia seja amplamente compatível, há uma ressalva: dispositivos fabricados até 2020 podem apresentar limitações na recepção dos alertas.

Testes e preparação

A implementação no estado passou por uma série de testes, com destaque para o realizado em 10 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. Durante a simulação, mensagens de demonstração foram enviadas a todos os celulares conectados na área definida, garantindo a funcionalidade do sistema.

Objetivo: salvar vidas

Coordenada pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, a iniciativa busca atingir o maior número de pessoas possível em situações de emergência. A meta é garantir que, ao serem alertadas, as pessoas possam tomar as medidas necessárias para proteger suas vidas e as de seus familiares.

A operacionalização no Espírito Santo será responsabilidade da Defesa Civil Estadual, que agora conta com um reforço tecnológico para a prevenção e resposta a desastres naturais.

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