quinta-feira, setembro 4, 2025
InícioCOVID-19'Coronavírus está enfraquecendo e pode desaparecer sozinho', diz médico italiano

‘Coronavírus está enfraquecendo e pode desaparecer sozinho’, diz médico italiano

-

Taxa de letalidade está diminuindo no país europeu

“A impressão que eu tenho é que antes o vírus era como um tigre agressivo e agora é como se fosse um gato selvagem”, avaliou o médico infectologista Matteo Bassetti, que comanda o Hospital San Marino, na Itália.

A analogia foi feita pelo especialista para comentar a redução da letalidade do coronavírus na Itália. O otimisto de Bassetti é tão grande que agora ele acredita que o vírus pode desaparecer sozinho, sem nem precisar de uma vacina. 

“A impressão clínica que tenho é de que a covid-19 está mudando de seriedade. Em março e no começo de abril o cenário era totalmente diferente. Pessoas estavam chegando à emergência com dificuldade para respirar, controlar a doença e precisando de oxigênio e ventilação, algumas até desenvolviam pneumonia”, disse ele em entrevista coletiva reproduzida pelo Sunday Telegraph.

Mas ele disse que no mês passado tudo mudou. “Mesmo pacientes mais velhos, com entre 80 e 90 anos, precisam ficar apenas de cama e respiram se ajuda. Esse mesmo tipo de paciente acabava morrendo alguns dias atrás”, avaliou.

Ele diz que uma das razões para que o vírus se torne mais fraco pode ser uma possível mutação gerada graças ao distancianciamento social ou então uma melhor resposta do sistema imunológico ao coronavírus. “Mas ainda precisamos estudar o porquê desta diferença”, pondera.

Ele diz que o vírus pode ser erradicado antes mesmo das vacinas entrarem no mercado. “Temos menos e menos infectados a cada dia e o coronavírus pode acabar morrendo por si só”, disse Bassetti.

Outro lado
Nem todos os especialistas são tão otimistas quanto à pandemia acabar logo. O médico Bharar Pankhania, da Universidade de Medicina de Exeter (Inglaterra), diz que não espera que o vírus acabe rapidamente.

“Ele só acabará logo se não tiver ninguém para infectar. Se tivermos uma vacina bem-sucedida, poderemos erradicá-lo igual ao que fizemos com a varíola. Mas, por ser tão contagiosa e disseminada, não desaparecerá por muito tempo”, afirmou.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Bruno Henrique é condenado a 12 jogos por manipulação de apostas esportivas

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi condenado nesta quinta-feira (4) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a 12 jogos de suspensão após...

Doação de Órgãos é tema de Fórum que será realizado em Cachoeiro

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde Sul e a Subsecretaria de Estado de Regulação do Acesso em Saúde...

Casagrande inaugura primeiro Totem de Segurança de Vila Velha

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro Totem de Segurança de Vila...

Cuidadoras são investigadas por acordar crianças com gritos e perfume em Linhares

A Polícia Civil do Espírito Santo abriu investigação contra duas funcionárias de um hotelzinho no bairro Palmital, em Linhares, após um vídeo viralizar mostrando...

Parque Terra dos Dinos será inaugurado em Guarapari em 2026 com investimento de R$ 45 milhões

O parque temático Terra dos Dinos, em Buenos Aires, Guarapari, tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2026 e funcionamento pleno a partir...
plugins premium WordPress