sexta-feira, janeiro 9, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas notíciasComunicação do governo deve evoluir no digital, diz novo ministro

Comunicação do governo deve evoluir no digital, diz novo ministro

-

O publicitário Sidônio Palmeira irá chefiar a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), em substituição a Paulo Pimenta, que anunciou nesta terça-feira (7) sua saída do cargo. 

Atuante há décadas em campanhas políticas, incluindo a vitoriosa eleição de Lula em 2022, e a de políticos baianos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner, Palmeira disse que uma das linhas de trabalhos será tornar a comunicação do governo federal mais digital.

“É importante também que a gestão não seja analógica, que comunique como as pessoas estão sendo atendidas, sei lá, na área de saúde, é importante que comunique, numa parte de vacinação, por exemplo, que as pessoas saibam onde é para se vacinar e tudo. Isso é uma forma de comunicação que muitas vezes não sai somente aqui da Secom. Pode sair também de um aplicativo”, afirmou, após ser anunciado novo ministro da Secom.

“Tem uma observação também, na parte digital, que as pessoas colocam, alguns dizem assim: ‘que é analógico’ [o modelo de comunicação do governo]. Acho que a gente precisa evoluir nisso. Já é um início, mas precisa ter uma evolução. E é importante, isso é papel do governo, [o de] comunicar. É um papel e uma obrigação do governo comunicar o que foi feito. E também até para as pessoas poderem usufruir dos feitos do governo”, acrescentou.

A posse está marcada para próxima semana no Palácio do Planalto. 

Segundo Palmeira, sua gestão pode ser considerada um “segundo tempo” da comunicação governamental. “O governo fez muito durante esse período, esses dois anos, e este é o nosso desafio”, acrescentou o publicitário, que garantiu ainda que terá uma relação próxima com a imprensa.

Primeira experiência

Sidônio Palmeira também disse que será a primeira vez que trabalhará na gestão de um governo. “Sou uma pessoa que nunca trabalhou em governo, então venho, assim, da iniciativa privada”, afirmou.

O novo ministro rejeita ainda o título de “marqueteiro”. “Sou publicitário. Alguns chamam de marqueteiro. Eu não gosto muito do termo ‘marqueteiro’, porque fica parecendo que a gente vai transformar qualquer coisa no melhor, mas não é isso. Acho que a gente tem que divulgar as características”, disse.

A Secom é o órgão responsável por formular e implementar a política de comunicação e divulgação social do Poder Executivo federal, promover a relação do governo federal com a imprensa, formular e implementar ações para acesso à informação, exercício de direitos e combate à desinformação, entre outras ações.

* Com informações de Pedro Rafael Vilela

━ viu isso aqui?

Guarda Municipal de Marataízes recebe novo armamento e se torna a primeira do Estado a contar com pistolas Glock G17

As pistolas Glock G17 são reconhecidas mundialmente pela sua confiabilidade, precisão e eficiência, características que contribuem diretamente para a atuação dos agentes em ações de...

Casagrande anuncia maior investimento público da história do futebol capixaba no lançamento do Capixabão 2026

O Governo do Estado, a TVE e a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) deram o apito inicial para o Capixabão 2026. Em...

Nova vacina da dengue começa a ser aplicada neste sábado

A vacinação com a nova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan começará a ser testada no Sistema Único de Saúde (SUS) a...

Publicação Oficial

ALAN MINETE, torna público que Obteve da SDRMA, através do processo n° 4.027/2025, Licença Municipal de Regularização (LMR) nº 022/2025 (Classe II), para atividade...
plugins premium WordPress