segunda-feira, dezembro 8, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioBrasilCiclone extratropical deve alcançar o Brasil com ventos de até 130 km/h...

Ciclone extratropical deve alcançar o Brasil com ventos de até 130 km/h e chuvas fortes — veja os estados em alerta

-

Um novo ciclone extratropical se formará sobre o Sul do Brasil entre segunda (8) e terça-feira (9) e deve provocar uma onda de tempestades que abrange várias regiões do país. O sistema será acompanhado de rajadas de vento de até 130 km/h, chuvas que podem acumular mais de 100 mm, queda de temperatura e risco de alagamentos. As áreas mais afetadas devem ser o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Quando e como o sistema se forma

  • A partir de segunda-feira (8), uma área de baixa pressão começa a se aprofundar sobre o Sul, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
  • Na madrugada de terça-feira (9), o ciclone deverá se configurar de vez. O centro do sistema estará sobre o Sul gaúcho e, conforme se desloca em direção ao oceano, os efeitos climáticos se espalham.

Onde os impactos já são esperados

  • Região Sul: chuvas fortes, ventos intensos e risco de tempestades severas — com rajadas que podem ultrapassar 120–130 km/h e acumulados de chuva entre 100 mm a 150 mm. Isso aumenta a probabilidade de enchentes, alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e destelhamentos.
  • Sudeste e Centro-Oeste: a frente fria associada ao ciclone pode levar chuvas localizadas, com temporais e ventos fortes, especialmente em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.

Atenção especial a capitais e áreas vulneráveis

Em estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as rajadas de vento no litoral e nas áreas serranas devem ser mais fortes — o que eleva o risco de tornados ou fenômenos como downbursts (fortes correntes de vento descendentes).

Já as capitais e regiões metropolitanas devem ficar alertas para quedas de energia, interrupção de serviços e prejuízos estruturais. Especialistas alertam que o impacto será maior em áreas com construções frágeis e terrenos vulneráveis a alagamentos.

Recomendações para a população

Evite transitar por rodovias ou regiões de risco, principalmente áreas de encosta ou prone a alagamento.

Evite deixar objetos soltos ou caminhões/parceiros à mercê dos ventos.

Em caso de chuva intensa ou vento forte, procure abrigo e evite áreas abertas.

Acompanhe boletins meteorológicos e os avisos oficiais.

━ viu isso aqui?

Operação Codajás completa 30 anos

Responsável pelo abastecimento de...

Guarapari passa a cobrar taxa para ônibus de excursão, que terão que ficar em estacionamentos públicos após passarem por barreiras sanitárias

A cidade de Guarapari começou a adotar as novas regras para a entrada de veículos de turismo no município. Dentre as determinações estão taxas de cobrança...
plugins premium WordPress