quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEstilo de VidaSaúdeCasos de síndromes gripais e respiratórias graves aumentam no Espírito Santo

Casos de síndromes gripais e respiratórias graves aumentam no Espírito Santo

-

Dados das semanas epidemiológicas 18 a 20, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apontam um aumento expressivo nos casos de Síndromes Gripais (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo, em comparação com semanas anteriores.

O cenário coincide com o período de pico de sazonalidade dos vírus respiratórios, o que reforça a necessidade de ampliação das medidas preventivas, sobretudo a vacinação contra a gripe.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, o aumento dos casos segue o padrão de sazonalidade já esperado para esta época do ano, com maior circulação de vírus como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

“Já iniciamos o pico de sazonalidade dos vírus respiratórios. A Sesa tem orientado os municípios a reforçar os alertas à população, especialmente quanto à importância da vacinação como principal estratégia para evitar agravamentos”, destacou.

Crescimento de notificações e avanço da Influenza

Entre os dias 30 de março e 19 de abril (SE 14 a 16), as unidades sentinelas notificaram 40 casos de SG. Já entre 27 de abril e 10 de maio (SE 18 a 20), esse número subiu para 57 casos — um aumento de 42%.

Essas notificações são realizadas exclusivamente por amostragem em unidades de referência e têm como objetivo monitorar a circulação dos vírus respiratórios.

Paralelamente, o número de casos de SRAG também apresentou crescimento, principalmente os associados à Influenza. Dados do sistema InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que o Estado, antes com tendência de queda ou estabilização, entrou em nova curva de crescimento das SRAGs.

“A SRAG pode evoluir de forma grave e levar à morte. Trata-se de uma infecção respiratória que compromete os alvéolos pulmonares e dificulta severamente a respiração”, explicou Mariana Ribeiro Macedo, médica da Vigilância da Influenza e Meningites da Sesa.

Idosos concentram maioria dos casos e óbitos

Até a SE 16 (19 de abril), o Estado havia registrado 250 casos de SRAG por vírus respiratórios. Nas semanas 18 a 20, o número praticamente dobrou, somando mais 272 casos. No total, o Espírito Santo já contabiliza 522 casos em 2025.

Entre os casos atribuídos exclusivamente à Influenza, foram registradas 148 notificações até a SE 20, com 26 óbitos confirmados.

Desses, cerca de 70% (18 óbitos) ocorreram em pessoas com mais de 60 anos — grupo considerado prioritário para a vacinação contra a gripe. Os idosos também representam 90 dos 148 casos de SRAG por Influenza registrados no Estado.

“A baixa adesão à vacinação entre os idosos nos preocupa. É um grupo com alto risco de complicações e que deve ser protegido”, reforçou Macedo.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress