O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro Totem de Segurança de Vila Velha. O equipamento, que faz parte do parque tecnológico do Governo do Estado, passa a funcionar à disposição da população na Avenida Jerônimo Monteiro, em frente a um supermercado, no bairro Glória. O prefeito Arnaldinho Borgo também esteve presente na solenidade.
Os novos Totens de Segurança têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.
“Estamos inaugurando mais um Totem de Segurança, agora em Vila Velha, o primeiro dos dez que teremos neste primeiro momento na cidade. E teremos mais um equipamento na Glória, que é uma região de intensa movimentação comercial. O totem serve para acionamentos de emergência, além do monitoramento 24 horas por dia com câmeras de reconhecimento facial e de placa. É uma ação que trará mais segurança para os 1300 pontos comerciais e também para quem vem aqui fazer compras. Veja quantos procurados pela Justiça já tiramos de circulação das ruas através do reconhecimento facial, quantos veículos recuperamos ou quantos crimes foram solucionados com o uso da tecnologia”, afirmou o governador.
A estrutura é robusta e imponente, possui quatro metros de altura, voltada ao monitoramento urbano inteligente. É equipada com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou mais um investimento em Vila Velha, que contribui muito para a integração entre as forças policiais e o aumento da sensação de segurança do comércio e transeuntes.
“O polo de comércio da Glória é um local simbolicamente perfeito para começarmos com o projeto dos Totens de Segurança em Vila Velha. Onde temos muitos comércios, grande circulação de pessoas, um índice de crimes patrimoniais considerável que esperamos que caia muito, com a presença do equipamento. É o Governo do Estado sempre investindo para melhorar a vida dos capixabas em todos os lugares”, comentou Damasceno.
A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.
O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.
O Totem dispõe de botão de comunicação, por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190 e se comunicar com as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.
A experiência de outros estados brasileiros demonstra o impacto direto dos Totens de Segurança na melhoria da qualidade de vida da população. Em municípios paulistas como Cotia e Diadema, os equipamentos contribuíram para uma redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.
Ao todo, foram selecionados pelas forças de segurança, com base nas estatísticas criminais, 40 pontos para instalação dos totens. Ao todo, seis já foram inaugurados, sendo três em Cariacica, dois em Viana e um na Serra.
“Estamos dando mais esse passo. Para nós, segurança pública não é bravata ou discurso, mas sim ação e prática. O programa Estado Presente se alicerça em três grandes colunas: investimento, inteligência e integração. Durante nosso governo, vamos recompor o efetivo da Polícia Militar com 3.650 soldados, ampliando sua presença em todo o território capixaba porque as ruas pertencem e continuarão pertencendo ao povo do Espírito Santo. Os Totens de Segurança já são realidade. Já inauguramos em Viana, Cariacica, Serra e Vitória e hoje é o primeiro aqui de Vila Velha”, pontuou Ricardo Ferraço, que também coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O vice-governador prosseguiu: “Ao todo, serão 40 dessas torres conectadas com um sistema com capacidade de fazer 40 mil reconhecimentos faciais por segundo. Fica o recado! Não pratiquem crime aqui, porque se praticarem serão alcançados pelas nossas forças de segurança. Aqui no Espírito Santo nós não passamos a mão na cabeça de bandido. Se cometer crime, o endereço é certo: cadeia.”