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Aluno de Cachoeiro tem projeto aprovado no Câmara Mirim 2025: “Biblioteca Espacial do Conhecimento”

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Um estudante de 11 anos da rede pública de Cachoeiro de Itapemirim está entre os jovens selecionados para a 19ª edição do Câmara Mirim 2025, programa nacional promovido pela Câmara dos Deputados.
Pedro Henrique Vilela Souza, aluno da Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior, teve aprovado o projeto de lei “Lei da Biblioteca Espacial do Conhecimento – Conectando o Brasil às Estrelas da Ciência”, que propõe democratizar o acesso à ciência e à tecnologia em todas as regiões do país.

O Câmara Mirim tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do processo legislativo e da cidadania. Durante o evento, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, em Brasília, estudantes de todo o Brasil terão a oportunidade de apresentar, debater e votar seus próprios projetos de lei, em uma simulação real de sessão parlamentar.

🚀 Ciência e inclusão: o que é a “Biblioteca Espacial do Conhecimento”

Com orientação da professora de Ciências Maria Juliana Araújo de Oliveira, Pedro Henrique desenvolveu uma proposta que cria uma rede nacional de espaços interativos e plataformas digitais dedicadas à popularização da ciência.

Essas bibliotecas seriam equipadas com internet via satélite, óculos de realidade virtual, impressoras 3D, kits de robótica e experimentos científicos, além de uma biblioteca digital gratuita e oficinas de inovação e tecnologia.

Cada unidade contaria com:

  • 🧠 Espaço maker com impressoras 3D e kits de robótica;
  • 🌌 Sala de realidade virtual, com simulações científicas e viagens espaciais;
  • 💻 Biblioteca digital científica com acesso gratuito;
  • 🔬 Oficinas de IA, programação e engenharia, presenciais e online.

A proposta também prevê a criação dos Desafios Nacionais de Inovação, premiando estudantes, professores e inventores que desenvolverem soluções para problemas reais das comunidades.

💡 Financiamento e parcerias

Os recursos para o projeto seriam provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de parcerias com empresas do setor tecnológico e espacial, acordos internacionais e doações incentivadas por benefícios fiscais.

🧒 Um jovem cientista capixaba

Inspirado pela vontade de reduzir a desigualdade no acesso ao conhecimento científico e tecnológico, Pedro Henrique acredita que a proposta pode transformar a forma como jovens de todo o país aprendem e criam.

“O Brasil tem grandes talentos, mas muitas vezes essas pessoas não têm acesso aos recursos necessários para transformar ideias em inovações. A Biblioteca Espacial do Conhecimento é uma oportunidade para qualquer pessoa aprender, criar e sonhar com o futuro”, afirma o estudante.

Pedro apresentou o projeto também na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, onde discursou para vereadores e a comunidade local, destacando o papel da ciência e da escola pública na construção de um futuro melhor.

🌍 Um exemplo que inspira

A iniciativa do jovem capixaba tem ganhado destaque por aliar educação, tecnologia e cidadania e reforçar o potencial das escolas públicas como espaços de inovação e formação de novos pensadores e cientistas.

“É uma proposta que conecta o sonho à realidade, mostrando como a curiosidade e o conhecimento podem transformar o país”, destacou a professora orientadora, Maria Juliana.

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