segunda-feira, novembro 17, 2025
InícioCidadesColatina‘Café com Elas’: curso produção de cafés especiais para mulheres é realizado...

‘Café com Elas’: curso produção de cafés especiais para mulheres é realizado em Colatina

-

Entre os dias 16 e 17 de fevereiro, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Itapina, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sindicato Rural e a Secretaria de Agricultura de Colatina, realizou o curso produção de cafés especiais voltado para o público feminino. Os objetivos são o aprimoramento de métodos e técnicas e a melhoria da qualidade do café.

“A ações voltadas para a visibilidade e a valorização do trabalho das mulheres são fundamentais para fomentar a autonomia econômica e financeira de grupos produtivos, à promoção da melhoria da qualidade e da agregação de valor aos produtos delas. Já realizamos quatro cursos voltados para a qualidade do café que elas produzem nas propriedades e, sem dúvidas, o melhor caminho para o sucesso é a qualificação”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

O “Café com Elas” faz parte do Projeto Elas no Campo e na Pesca. A partir de demandas das cafeicultoras do Estado, foi elaborado o programa de treinamento “Café com Elas”, voltado para as mulheres envolvidas nessa cadeia produtiva. Os objetivos são contribuir para o aprimoramento de métodos e técnicas, para a melhoria da qualidade do café produzido no Estado e o consequente aumento do valor agregado e da renda das famílias rurais.

“O Espírito Santo se consolidou como uma das principais origens de cafés especiais no País e no mundo. Somos destaque na produção de cafés e as mulheres têm um papel fundamental no que diz respeito à qualidade dos nossos cafés. Elas atuam em todos os processos, mas nem sempre são protagonistas do sucesso. Elas ocupam um papel importantíssimo na produção de cafés especiais. Portanto, é muito importante que se capacitem e passem a ocupar cada vez mais o seu espaço e o espaço que desejarem dentro da cadeia produtiva do café”, disse a coordenadora do projeto Patrícia Ferraz.

O extensionista do Incaper, Tássio de Souza, foi quem ministrou o curso e avalia de forma positiva a busca das mulheres por qualificação. “Esse momento só para elas proporciona às mulheres a oportunidade de conhecerem as origens dos aromas e sabores dos cafés, além dos desafios de produzir com qualidade”, frisou.

A produtora rural Neia Milanesi saiu do município de Marilândia para aprender um pouco mais sobre a produção de cafés especiais. “O curso nos dá oportunidade de aprender cada vez mais sobre a cultura do café. Assim como eu, várias mulheres sempre quiseram trabalhar na qualidade da bebida e agora podemos”, destacou.

“Quero agradecer a parceria da Seag com o Ifes em mais uma ação de fortalecimento da nossa agricultura familiar, em especial ao trabalho das mulheres no campo. A importância do protagonismo delas precisa ser evidenciada sempre”, pontuou o diretor do Ifes Campus Itapina, Fábio Lyrio.

Investimentos para Elas

No edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) III, uma linha voltada para mulheres beneficiou quatro associações e mais seis associações foram contempladas, a partir de outras fontes de recursos da Seag, totalizando um investimento de R$ 437.848,67.

Um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae está realizando consultorias para grupos organizados de mulheres, que começou a ser executado em 2021 e terá continuidade em 2022. Até a presente data, foram realizadas 26 consultorias voltadas para empreendimentos femininos nas áreas de agroindústria, legalização sanitária, dizeres de rotulagem e design de rótulos.

No ano de 2021, em parceria com o Incaper, foram atendidas 2.036 mulheres em todo o Espírito Santo e realizadas 1.608 ações (atendimentos, visitas técnicas, cursos, palestras e projetos).

Para o ano de 2022, estão previstos diversos cursos voltados para a melhoria da qualidade do café, cursos para pescadoras e indígenas, além do lançamento do livro “Quem são Elas?”, com histórias e relatos sobre mulheres que constroem a agricultura e a pesca capixaba, reunindo um total 19 capítulos com histórias de vida e de trabalho, além de histórias da formação de associações e dos grupos e experiências de Ater, cujas protagonistas são mulheres.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Tempestade com risco de granizo coloca cidades do ES em alerta

A semana começa com temporais, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em diferentes regiões do Espírito Santo....

Quer conferir a decoração de Natal em Cariacica? Veja os horários de visitação da Vila de Natal

Já tem programa para este fim de semana? Que tal aproveitar para ir com a família conferir a decoração de Natal no município? A...

Arnaldinho pode ser vice na chapa com Ricardo Ferraço: “Quero ser governador, mas não a qualquer custo’

O prefeito de Vila Velha já deixou claro, em diversas oportunidades, que seu objetivo é disputadar o comando do Palácio Anchieta em 2026. Acontece...

Corpo encontrado em Cachoeiro é da empresária Cláudia Cristina da Silva Fernandes

Uma empresária de 53 anos foi encontrada morta com sinais de violência na manhã deste domingo (16) no bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim,...
plugins premium WordPress