terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioCidadesCachoeiroCachoeiro completa 75 dias sem homicídios e alcança marca histórica na segurança...

Cachoeiro completa 75 dias sem homicídios e alcança marca histórica na segurança pública

-

Cachoeiro de Itapemirim completou nesta terça-feira (2) um feito histórico: 75 dias sem registrar homicídios, a maior marca desde o início do levantamento iniciado oficialmente em 1996. Em 2024, o município registrou 26 homicídios. Já em 2025, o número caiu para apenas 9 ocorrências, colocando a cidade com índices muito abaixo da média nacional, que é de 17,9 homicídios por 100 mil habitantes.

Maior cidade do Sul do Espírito Santo, Cachoeiro figura como exemplo de redução da criminalidade. Nos primeiros oito meses de 2025, o Estado registrou 510 assassinatos – 13,3% a menos que no mesmo período do ano anterior, quando foram 588.

Em Cachoeiro, a marca histórica é resultado de um esforço conjunto das forças de segurança. O prefeito Theodorico Ferraço destacou o papel da Guarda Civil Municipal (GCM) e sua integração com os demais órgãos.

“A presença da GCM nas ruas, atuando lado a lado com a Polícia Militar e demais forças de segurança, tem sido fundamental para alcançar esse resultado. É uma conquista que mostra que estamos no caminho certo, garantindo mais tranquilidade e proteção para a nossa população”, afirmou Ferraço.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Clayton Siqueira, ressaltou o trabalho diário da Guarda aliado à tecnologia.

“A GCM tem feito um trabalho de excelência, com apoio essencial do sistema de videomonitoramento. O cerco eletrônico nos quatro cantos da cidade tem permitido a retirada de criminosos de circulação e a recuperação de veículos roubados ou furtados, o que fortalece a sensação de segurança da população”, disse Siqueira.

Já o vice-prefeito Júnior Corrêa lembrou os recentes investimentos na estrutura da corporação.

“Recentemente, a GCM recebeu 10 fuzis doados pela Polícia Penal do Espírito Santo, o que fortaleceu ainda mais a capacidade operacional da corporação. Esse reforço tem feito a diferença nas ações de patrulhamento e na resposta rápida em situações de risco”, destacou Corrêa.

No município, julho e agosto terminaram sem nenhum registro de homicídio. Ao longo do ano, foram contabilizados apenas um caso em janeiro, um em fevereiro, três em março, dois em abril, um em maio e um em junho.

Cachoeiro integra a Área Integrada de Segurança Pública (AISP/09), que também inclui Castelo – município que não registrou nenhum homicídio em 2025 – e Vargem Alta, que está desde abril sem assassinatos.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress