quinta-feira, setembro 4, 2025
InícioDestaqueBRK destaca transformação da realidade em 25 anos dos serviços de água...

BRK destaca transformação da realidade em 25 anos dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim

-

A mudança da realidade dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, iniciada em 1998, completou 25 anos, com a BRK contabilizando investimentos superiores a R$ 543 milhões, que reforçam o pioneirismo e a referência do município no saneamento básico no Brasil. Guiada pelo compromisso de transformar vidas levando o saneamento para muito além do básico, a empresa, com planejamento arrojado e de forma contínua, amplia o acesso e moderniza a infraestrutura na sede e nos distritos, contribuindo para o bem-estar, a saúde, a preservação dos recursos naturais e apoio ao desenvolvimento local.

Para marcar as duas décadas e meia da concessão dos serviços à iniciativa privada, e reafirmar o seu orgulho de ser cachoeirense, a concessionária veicula uma campanha nos meios de comunicação, com destaque para os principais números e iniciativas que possibilitaram que Cachoeiro alcançasse um elevado patamar no saneamento básico. Atualmente, 99,57% da população da área urbana é abastecida com água potável, e 98,5% do esgoto gerado é coletado, dos quais 98,15% são tratados, índices superiores ao estabelecidos pelo novo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei federal 14.026/2020).

O diretor da BRK em Cachoeiro, Marcos Mendanha, ressalta que a atuação da empresa tem um impacto positivo na vida das pessoas, que não se traduz somente por números e que comprova estar no caminho certo. “Uma atuação que nos levou à conquista da primeira colocação no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), levantamento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), por dois anos consecutivos (2021 e 2022)”.

Nos últimos anos, por meio de aditivo de contrato, a BRK ampliou os investimentos nos serviços de coleta e tratamento de esgoto, com a modernização e ampliação das redes. Os bairros e os distritos do município tiveram mais de 90% dos seus córregos saneados, entre eles os córregos Amarelo, Cobiça, Córrego dos Monos, Ribeirão Floresta (Burarama), Vila Rica, Santo Antônio, Gilson Carone, Basileia e Valão, que receberam coletores-tronco e interceptores, que levam o esgoto às estações de tratamento.

Após os investimentos no sistema de esgotamento sanitário, com a melhoria da qualidade das águas, mais de 20 espécies da fauna nativa voltaram a habitar o Rio Itapemirim e os córregos que atravessam a cidade e seus distritos. Assim, o município teve o retorno ao Rio de peixes e do Biguá, uma ave que só sobrevive em ambientes limpos e com vida aquática, além de espécies de camarão, lagostas, lontras e do peixe pirarucu, que não eram identificados antes.

Obras de ampliação e modernização

Com o compromisso de evoluir nos serviços prestados, a BRK iniciou em 2023, uma importante frente de obras que está em fase de conclusão. A construção de 1.750 metros de uma nova rede de água na rodovia Gumercindo Moura Nunes (ES 164), que liga Cachoeiro a Vargem Alta. Essas obras irão substituir uma infraestrutura antiga e melhorar a eficiência no abastecimento de água para mais de 1.600 moradores de cinco localidades (Soturno, Santa Rosa, Monte Líbano, Cobiça e Gironda), que passarão a contar com um sistema mais moderno.

Neste ano, já foram iniciadas e concluídas ou estão em andamento, diversas frentes de obras, contemplando a sede do município, os bairros IBC, Zumbi, Coramara, Teixeira Leite e Centro, além dos distritos de Pacotuba e Vargem Grande de Soturno.

Marcos Mendanha explica que a atuação da empresa tem como foco manter a excelência dos seus serviços, realizando investimentos contínuos em tecnologia, inovação e pessoas. Cachoeiro de Itapemirim já alcançou a universalização desses serviços na área urbana, conforme prevê o contrato de concessão e também o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

“A concessionária desenvolve um plano anual de investimentos para modernização e ampliação dos serviços de saneamento, e está à disposição do município para discutir uma maior abrangência do contrato, levando os benefícios do saneamento básico a mais cachoeirenses”, enfatiza Marcos Mendanha.

25 anos: avanços e números

– Modernização e ampliação de sete Estações de Tratamento de Água (ETA), com produção diária de 36,2 milhões de litros de água para abastecer 186 mil habitantes (99,5% da área urbana).

– Implantação de mais de 270km de novas redes de água.

– Redução das perdas de água de 56% para 23,4% (média nacional: 40,1%).

– Mais de 18 milhões de litros de água de capacidade de reserva para consumo, uma segurança para evitar desabastecimentos em períodos de estiagem.

– Expansão da cobertura de tratamento de esgoto de 5% para 98% na área urbana.

– Construção e operação de 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), compreendendo a sede e todos os distritos de Cachoeiro.

– Implantação de mais de 260 quilômetros de redes coletoras, coletores-tronco e interceptores.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Bruno Henrique é condenado a 12 jogos por manipulação de apostas esportivas

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi condenado nesta quinta-feira (4) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a 12 jogos de suspensão após...

Doação de Órgãos é tema de Fórum que será realizado em Cachoeiro

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde Sul e a Subsecretaria de Estado de Regulação do Acesso em Saúde...

Casagrande inaugura primeiro Totem de Segurança de Vila Velha

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro Totem de Segurança de Vila...

Cuidadoras são investigadas por acordar crianças com gritos e perfume em Linhares

A Polícia Civil do Espírito Santo abriu investigação contra duas funcionárias de um hotelzinho no bairro Palmital, em Linhares, após um vídeo viralizar mostrando...

Parque Terra dos Dinos será inaugurado em Guarapari em 2026 com investimento de R$ 45 milhões

O parque temático Terra dos Dinos, em Buenos Aires, Guarapari, tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2026 e funcionamento pleno a partir...
plugins premium WordPress