Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco avisos para o Estado; Defesa Civil alerta para ventos de até 70 km/h e possibilidade de granizo neste fim de semana
O Espírito Santo recebeu alertas de chuvas intensas, ventos fortes e risco de tempestade para este sábado (8) e domingo (9). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu cinco avisos simultâneos para o Estado. A Defesa Civil estadual confirmou o alerta e informou que as condições climáticas estão associadas ao avanço de uma frente fria ligada a um ciclone extratropical, formado no Sul do Brasil.
O fenômeno já provocou tragédias no Paraná, com pelo menos seis mortos e mais de 400 feridos, e agora se desloca rapidamente em direção ao oceano. Apesar de o centro do ciclone não atingir diretamente o Espírito Santo, os efeitos indiretos devem impactar todo o território capixaba.
Ventos podem chegar a 70 km/h
De acordo com a meteorologista da Defesa Civil, Julyane Souza, o principal efeito da frente fria será o aumento da velocidade dos ventos, especialmente em áreas elevadas e no litoral.
“Essa frente fria trará condições de intensificação dos ventos, principalmente nas regiões do Caparaó, Serrana e Litoral, incluindo a Grande Vitória. Os ventos devem variar entre 60 e 70 km/h”, explicou.
Previsão para sábado (8)
Durante o sábado, o vento intenso deve atingir as regiões do Caparaó, Sul e Serrana durante todo o dia. À noite, o alerta se amplia com chuvas intensas e raios no Sul e Caparaó, além de uma queda de temperatura entre 3°C e 5°C.
Previsão para domingo (9)
No domingo, as condições se agravam: há previsão de chuvas fortes, ventania, raios e possibilidade de granizo em todo o Espírito Santo. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada para quem vive em áreas de risco e reforça a importância de evitar locais abertos ou próximos a árvores durante tempestades.
Recomendações da Defesa Civil
- Evite abrigar-se sob árvores, outdoors e estruturas metálicas durante a chuva;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas;
- Mantenha distância de locais sujeitos a alagamentos e deslizamentos;
- Em caso de emergência, acione o telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

