sábado, janeiro 17, 2026
InícioNoticiárioBrasilAdultização de crianças nas redes sociais mobiliza Congresso e reacende debate sobre...

Adultização de crianças nas redes sociais mobiliza Congresso e reacende debate sobre regulação

-

A polêmica da adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais mobilizou o Congresso e reacendeu o debate sobre uma eventual regulamentação mais ampla do ambiente digital. Apesar do avanço, especialistas apontam que o consenso ainda está distante.

A discussão ganhou força após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando o fenômeno e a prisão do influenciador Hytalo, acusado de exploração de menores. O caso trouxe repercussão nacional e pressionou os parlamentares.

Projeto aprovado na Câmara

Na última quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece medidas para combater a adultização nas redes sociais. O texto, já analisado pelo Senado em 2022, precisará voltar para a Casa antes de seguir à sanção presidencial.

O projeto prevê:
✔️ Verificação de idade nas plataformas;
✔️ Supervisão parental obrigatória;
✔️ Multas de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento.

Segundo parlamentares, a medida é essencial para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.

Debate sobre regulação mais ampla

O avanço do projeto trouxe à tona a discussão sobre a regulação geral das redes sociais, que divide opiniões no Congresso.
Enquanto bancadas da direita afirmam que a regulamentação pode levar à censura e ameaçar liberdades, setores da esquerda defendem que plataformas privadas devem ter regras para evitar abusos.

O PL das Fake News, que trata da responsabilização das plataformas, continua travado na Câmara há mais de dois anos, mesmo após aprovação no Senado.

STF pressiona por mudanças

Com a demora no Legislativo, o Supremo Tribunal Federal decidiu, em junho, que as plataformas podem ser responsabilizadas por não removerem conteúdos criminosos após notificação extrajudicial, aproximando o Brasil de modelos europeus.

Próximos passos

O projeto sobre adultização segue para reavaliação no Senado. Especialistas acreditam que a aprovação pode impulsionar a retomada da discussão sobre regulação mais ampla.
“A sociedade muda mais rápido que as normas. O desafio é atualizar a legislação sem comprometer a liberdade de expressão, mas garantindo a proteção de direitos”, resume o cientista político Augusto Prando.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Delegada presa em SP por suposto elo com PCC já foi PM em Mimoso do Sul

Uma delegada presa por suspeita de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta sexta-feira (16), em São Paulo, já atuou como Policial...

ES terá fim de semana de sol e calor antes da chegada de chuvas intensas na próxima semana

O Espírito Santo terá um fim de semana de tempo firme, sol forte e temperaturas elevadas antes da mudança brusca no clima prevista para...

Norma Ayub confirma que entrará na corrida por vaga na Assembleia Legislativa

A ex-deputada federal e ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (PP), anunciou nesta quinta-feira (15) sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito...

Final de semana de muita música e diversão nas praias de Marobá e Neves

O verão segue em ritmo de festa, e a Prefeitura de Presidente Kennedy preparou uma programação especial de shows para este final de semana,...
plugins premium WordPress