terça-feira, setembro 2, 2025
InícioNoticiárioBrasilAdultização de crianças nas redes sociais mobiliza Congresso e reacende debate sobre...

Adultização de crianças nas redes sociais mobiliza Congresso e reacende debate sobre regulação

-

A polêmica da adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais mobilizou o Congresso e reacendeu o debate sobre uma eventual regulamentação mais ampla do ambiente digital. Apesar do avanço, especialistas apontam que o consenso ainda está distante.

A discussão ganhou força após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando o fenômeno e a prisão do influenciador Hytalo, acusado de exploração de menores. O caso trouxe repercussão nacional e pressionou os parlamentares.

Projeto aprovado na Câmara

Na última quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece medidas para combater a adultização nas redes sociais. O texto, já analisado pelo Senado em 2022, precisará voltar para a Casa antes de seguir à sanção presidencial.

O projeto prevê:
✔️ Verificação de idade nas plataformas;
✔️ Supervisão parental obrigatória;
✔️ Multas de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento.

Segundo parlamentares, a medida é essencial para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.

Debate sobre regulação mais ampla

O avanço do projeto trouxe à tona a discussão sobre a regulação geral das redes sociais, que divide opiniões no Congresso.
Enquanto bancadas da direita afirmam que a regulamentação pode levar à censura e ameaçar liberdades, setores da esquerda defendem que plataformas privadas devem ter regras para evitar abusos.

O PL das Fake News, que trata da responsabilização das plataformas, continua travado na Câmara há mais de dois anos, mesmo após aprovação no Senado.

STF pressiona por mudanças

Com a demora no Legislativo, o Supremo Tribunal Federal decidiu, em junho, que as plataformas podem ser responsabilizadas por não removerem conteúdos criminosos após notificação extrajudicial, aproximando o Brasil de modelos europeus.

Próximos passos

O projeto sobre adultização segue para reavaliação no Senado. Especialistas acreditam que a aprovação pode impulsionar a retomada da discussão sobre regulação mais ampla.
“A sociedade muda mais rápido que as normas. O desafio é atualizar a legislação sem comprometer a liberdade de expressão, mas garantindo a proteção de direitos”, resume o cientista político Augusto Prando.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é campeão do Prêmio Excelência em Saúde

Pela sétima vez, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves conquista o Prêmio Excelência em Saúde na categoria Hospital Público, com 46,75% dos votos...

Presidente Kennedy: Um novo ciclo de oportunidades

Presidente Kennedy vive um momento decisivo para a consolidação de seu desenvolvimento econômico, com a chegada de investimentos expressivos em diferentes setores, que prometem...

Adriana Costa, mãe de Peter Costa, prefeito de Mimoso, se filia ao Progressistas e, se quiser, poderá ser candidata em 2026

Adriana Nogueira da Costa, que é mãe do prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, entrou para o time do Progressistas na manhã desta...

Julgamento de Bolsonaro começa amanhã(02); entenda como vai funcionar

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nessa terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama...

Casagrande anuncia reajuste salarial para professores e agentes de suporte educacional

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, nesta segunda-feira (1º), o reajuste salarial de 8% para os professores e...
plugins premium WordPress