sábado, outubro 18, 2025
InícioNoticiárioBrasilAdultização de crianças nas redes sociais mobiliza Congresso e reacende debate sobre...

Adultização de crianças nas redes sociais mobiliza Congresso e reacende debate sobre regulação

-

A polêmica da adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais mobilizou o Congresso e reacendeu o debate sobre uma eventual regulamentação mais ampla do ambiente digital. Apesar do avanço, especialistas apontam que o consenso ainda está distante.

A discussão ganhou força após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando o fenômeno e a prisão do influenciador Hytalo, acusado de exploração de menores. O caso trouxe repercussão nacional e pressionou os parlamentares.

Projeto aprovado na Câmara

Na última quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece medidas para combater a adultização nas redes sociais. O texto, já analisado pelo Senado em 2022, precisará voltar para a Casa antes de seguir à sanção presidencial.

O projeto prevê:
✔️ Verificação de idade nas plataformas;
✔️ Supervisão parental obrigatória;
✔️ Multas de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento.

Segundo parlamentares, a medida é essencial para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.

Debate sobre regulação mais ampla

O avanço do projeto trouxe à tona a discussão sobre a regulação geral das redes sociais, que divide opiniões no Congresso.
Enquanto bancadas da direita afirmam que a regulamentação pode levar à censura e ameaçar liberdades, setores da esquerda defendem que plataformas privadas devem ter regras para evitar abusos.

O PL das Fake News, que trata da responsabilização das plataformas, continua travado na Câmara há mais de dois anos, mesmo após aprovação no Senado.

STF pressiona por mudanças

Com a demora no Legislativo, o Supremo Tribunal Federal decidiu, em junho, que as plataformas podem ser responsabilizadas por não removerem conteúdos criminosos após notificação extrajudicial, aproximando o Brasil de modelos europeus.

Próximos passos

O projeto sobre adultização segue para reavaliação no Senado. Especialistas acreditam que a aprovação pode impulsionar a retomada da discussão sobre regulação mais ampla.
“A sociedade muda mais rápido que as normas. O desafio é atualizar a legislação sem comprometer a liberdade de expressão, mas garantindo a proteção de direitos”, resume o cientista político Augusto Prando.

━ viu isso aqui?

Baixo Guandu participa da ABAV Expo 2025 e reforça potencial turístico capixaba

A participação capixaba no evento foi articulada pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES), que montou um estande conjunto para promover as potencialidades...

Novas ring girls são anunciadas para o HCC 23 em Viana

Cheias de carisma e charme, foram anunciadas as novas ring girls da 23ª edição do Haidar Champion Combat (HCC) — um dos maiores eventos...

Fim de semana de Itapemirim Praia Moto Fest, na praia de Itaoca

A Praia de Itaoca, em Itapemirim, será o ponto de encontro dos apaixonados por duas rodas até domingo (19). Isso porque, acontece a 6ª...

Cariacica terá primeiro hospital veterinário público do ES

Cariacica será o primeiro município do Espírito Santo a contar com um hospital veterinário público. O anúncio foi feito nesta semana pelo prefeito Euclério...
plugins premium WordPress