terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioPolíticaJanela partidária: Deputados estaduais articulam para garantir disputa à reeleição

Janela partidária: Deputados estaduais articulam para garantir disputa à reeleição

-

Deputados estaduais aceleram articulações a fim de garantir a legenda necessária à validação da candidatura à reeleição nas eleições de outubro, a menos de duas semanas do período em que é permitida a troca de partido sem perda do mandado, a chamada janela partidária, que vai até 1º de abril. Na Assembleia Legislativa, em pelo menos seis dos 30 parlamentares são identificadas dificuldades na busca de encontrar partido que lhes garantam a disputa.

A janela partidária foi criada a partir do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que, nas eleições proporcionais, o mandato pertence à agremiação, e não ao candidato eleito, mostrando, dessa forma, a importância da fidelidade partidária. Segundo o TSE, o Brasil possui hoje 33 partidos.

Janete de Sá (PMN), Dr. Hércules (MDB), Theodorico Ferraço (União), Torino Marques (União), Alexandre Quintino (União), Carlos Von (Avante) e José Esmeraldo (União) são os parlamentares ainda sem partido definido ou que encontram impedimentos para se acomodar a uma legenda, segundo os meios políticos. O caso mais emblemático envolve o recém criado União Brasil, resultante da fusão DEM-PSL, registrado em meio à filiação do deputado federal Felipe Rigoni, pré-candidato ao governo do Estado.

Alçado à presidência da Executiva estadual, Rigoni afeta projetos de reeleição do deputado Theodorico Ferraço, sua esposa, a deputada federal Norma Ayub, e, também, a pretensão do ex-senador Ricardo Ferraço, seu filho, próximo do governado Renato Casagrande (PSB), na tentativa de ser vice na chapa de reeleição ao governo. Estariam buscando outra legenda, considerando a impossibilidade de permanecer depois de perder o comando do partido.

Já os eleitos pelo PSL, Alexandre Quintino, ex-presidente do partido extinto com a fusão, e Torino Marques, experimentam situação semelhante. Quintino, aliado do governador Renato Casagrande (PSB), se encontra melhor posicionado, enquanto Torino Marques tenta se filiar ao PL, coordenado no Estado pelo ex-senador Magno Malta, que recentemente filiou Danilo Bahiense e Capitão Assumção, que com ele forma a bancada bolsonarista na Assembleia.

O deputado Dr. Hércules (MDB) segue conversando como União Brasil, e, ao mesmo tempo, busca outras legendas, a fim de garantir a candidatura. O partido, depois que a senadora Rose de Freitas assumiu a presidência, não fez uma reunião sequer com os filiados, e dos 46 diretórios constituídos em março de 2021, restam apenas 24.

Já a deputada Janete de Sá (PMN mantém conversa com o PSB e também com o Republicanos, onde encontra barreiras.

José Esmeraldo, expulso do MDB em 2021, que segue sem partido, foi anunciado recentemente no União Brasil, mas conversa sobre o apoio ao governador Renato Casagrande (PSB), devido à pré-candidatura de Rigoni. O deputado Carlos Von (Avante) abriu diálogos com o Democracia Cristão (DC), mas também com outras legendas.

Existem trocas de partido fora da janela partidária e que não levam à perda do mandato. São referentes às saídas em razão de criação de uma sigla, fim ou fusão do partido; e ainda às situações nas quais há desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

ROBERTO JUNQUILHO

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress