segunda-feira, setembro 8, 2025
spot_img
InícioPolíticaIpespe: Lula segue estável, Bolsonaro sobe na margem de erro, Ciro e...

Ipespe: Lula segue estável, Bolsonaro sobe na margem de erro, Ciro e Moro empatam

-

Nova edição da pesquisa Ipespe, relativa à primeira quinzena de março, mostra pouca alteração no cenário eleitoral. Segundo os resultados divulgados nesta sexta-feira (11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na frente, mantendo 43% das intenções de votos nas três últimas divulgações. Jair Bolsonaro (PL) avançou na margem de erro, para 28%, mas mostra trajetória de ascensão. Os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) empatam com 8%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 25 de fevereiro, Lula aparecia estável em 43%, enquanto Bolsonaro havia passado de 25% para 26%, também na margem de erro. Moro estava com 8% e Ciro, com 7%.

Sem terceira via

Entre os demais candidatos, segundo a pesquisa de hoje, o governador paulista, Joao Doria (PSDB), segue estacionado nos 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 1%, assim como o governador gaúcho, Eduardo Leite (que pode ir para o PSD), e o deputado André Janones (Avante). Felipe d’Avila (Novo) e Alessandra Vieira (Cidadania) não pontuam. Entre os entrevistados, 7% responderam “nenhum”, “não iria votar”, branco e nulo, enquanto 2% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são citados, Lula tem 36%, um ponto percentual a mais em relação à pesquisa anterior. Bolsonaro também ganhou um e foi a 26%. Moro aparece com 5% e Ciro, com 4%. Dora é lembrado por 1%.

Segundo turno

Em cenários de segundo turno, o petista mantém vantagem. Lula teria 53%, ante 33% do atual presidente da República. Na pesquisa anterior, 54% a 32%. Contra Moro, Lula venceria por 51% a 30%. Se o adversário fosse Eduardo Leite, 55% a 29%, resultado próximo ao de um duelo contra Doria (53% a 29%). O ex-presidente também venceria Ciro: 50% a 26%.

Ciro, por sua vez, ficaria à frente de Bolsonaro por 47% a 36%. Se o segundo turno fosse entre Doria e Bolsonaro, a situação seria de empate técnico, com 38% a 37%. Mesmo caso de Bolsonaro x Moro: 33% para ambos. O atual presidente só vence Leite, por margem estreita (40% a 35%).

Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. O percentual cai para 42% no caso de Lula e sobe a 55% para Moro e a 59% para Doria.

De acordo com o Ipespe, a pesquisa foi realizada entre segunda e quarta-feira (7 a 9). Foram ouvidos mil entrevistados, de todas as regiões do país. A margem de erro é estimada em 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03573/2022.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Acidente com caminhão interdita BR-101 nos dois sentidos em Anchieta

Um acidente registrado às 16h55 deste domingo (7) interditou completamente a BR-101, no km 368, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. De acordo com...

Independência do Brasil? Ato em Vila Velha tem pedido de anistia e bandeiras dos EUA

Com pedidos de anistia e bandeiras dos Estados Unidos, manifestantes bolsonaristas começaram a se concentrar em Vila Velha no início da tarde deste 7 de setembro,...

Desfile e protesto tomam as ruas do centro do Rio de Janeiro

O tradicional Grito dos Excluídos, no Rio de Janeiro, foi realizado a poucos metros do desfile cívico-militar, no centro da cidade. Apesar de ter...

Casagrande defende instituições e soberania no desfile de 7 de Setembro em Vitória

O governador Renato Casagrande (PSB) destacou a importância de fortalecer as instituições brasileiras e preservar a soberania nacional durante discurso realizado no desfile de...

Lotofácil da Independência 2025 paga R$ 231 milhões; duas apostas do ES estão entre as vencedoras

O sorteio da Lotofácil da Independência 2025 entrou para a história: foram R$ 231 milhões em prêmio, o maior já registrado pela modalidade. O...
plugins premium WordPress