domingo, janeiro 25, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
InícioNoticiárioEconomiaMelhores condições para negociação de dívidas é pauta de reunião entre Procons...

Melhores condições para negociação de dívidas é pauta de reunião entre Procons capixabas, Ministério Público Estadual e EDP

-

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), o Ministério Público Estadual e os Procons da Serra, Vila Velha, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy, e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), se reuniram com representantes da EDP Espírito Santo, nessa segunda-feira (29). Os objetivos foram debater as principais reclamações que chegam nos órgãos de defesa do consumidor e pleitear melhores condições para a negociação de dívidas nos mutirões e no atendimento diários dos Procons.

Atualmente, o percentual de entrada para negociar uma dívida com a distribuidora de energia elétrica varia entre 25% e 50%, dependendo do tipo da dívida e do perfil do endividado.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, disse que o Procon-ES questionou esses percentuais de entrada à empresa, pois os consumidores têm perfis e condições financeiras diferenciadas e, atualmente, não há essa análise de perfil durante a negociação.

“Muitos consumidores nos procuram na condição de superendividado, desemprego e com dificuldade de suprir suas necessidades básicas. A energia elétrica é uma necessidade básica e essencial. É inadmissível a exigência de uma entrada de 50% do total da dívida para que a prestação de serviço seja reestabelecida”, ressaltou Athayde.

Além do processo de negociação de dívidas, os Procons também questionaram como ocorre o processo de tarifação, porque as informações não são claras para os consumidores nas faturas. A cobrança baseada na média de consumo, quando não é possível fazer a leitura do relógio, também foi assunto abordado na reunião, pois muitas vezes o consumidor fica no prejuízo. Isso porque, na maioria dos casos, o seu consumo foi menor do que a média dos últimos doze meses, procedimento adotado pela concessionária.

O Procon-ES também questionou a empresa em relação ao procedimento adotado para a cobrança de multa de ligações clandestinas. O faturamento se baseia no consumo dos últimos três anos e isso não é repassado para a população em forma de desconto, já que a empresa alega que o prejuízo é de todos os consumidores.

“Muitos dos questionamentos feitos à empresa não foram respondidos pelos seus representantes durante a reunião. O Procon Estadual vai realizar um encontro somente entre Procons Municipais e o Ministério Público Estadual, para debater medidas que possam beneficiar os consumidores”, acrescentou Athayde.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Justiça procura morador de Vitória suspeito de aplicar golpes milionários com investimentos e apostas esportivas

A Justiça do Espírito Santo procura Tarlan Moura Lyra, de 40 anos, morador de Vitória, suspeito de aplicar golpes financeiros envolvendo promessas de investimento...

Prefeitura de Cachoeiro divulga programação do Cachoeiraço 2026

O Cachoeiraço 2026 já tem programação oficial definida e promete transformar a Avenida Beira Rio em um grande corredor da alegria entre os dias 6...

CEM de Marataízes inicia atendimentos pediátricos de segunda a sexta-feira

Além dos atendimentos semanais realizados por pediatras nas unidades de saúde dos bairros, o município de Marataízes passa a oferecer também atendimentos pediátricos no...
plugins premium WordPress