terça-feira, setembro 9, 2025
spot_img
InícioNoticiárioGeralProjeto amplia participação de micro e pequenas empresas no processo das compras...

Projeto amplia participação de micro e pequenas empresas no processo das compras governamentais

-

Proposta faz parte do programa “Compre do ES”, que busca estimular o comércio interno do Espírito Santo

Para incentivar a economia local, gestores públicos do Espírito Santo poderão dar preferência para micro e pequenas empresas capixabas na contratação de produtos e serviços, mesmo que o valor oferecido na disputa da licitação seja  mais alto. 

Mas para que esse procedimento seja adotado pelos órgãos públicos, o preço final oferecido pelas pequenas empresas deve ser de, no máximo, até 10% acima do valor oferecido pela ganhadora da licitação.

Na prática, funciona assim: se na licitação a empresa X deu o preço de R$ 100 e o micro ou pequeno empresário ofereceu R$ 109, o gestor público poderá escolher a segunda opção, ou seja, a mais cara, sem precisar fazer uma outra licitação.

A ideia faz parte do programa “Compre do ES”, e só contempla os pequenos e médios empresários capixabas. Além disso, foi lançada na manhã desta segunda-feira (26), pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), do governo do Espírito Santo, uma parceria com o Sebrae para oferecer cursos de treinamentos para os empreendedores.

Estimular o comércio interno do ES

O objetivo da plataforma é aumentar a participação de micro e pequenas empresas locais nas contratações do Governo do Estado. Contribuindo para a movimentação da economia e geração de empregos.

O secretário da Sectides, Tyago Ribeiro Hoffmann, explicou que a ideia é aumentar a venda dos profissionais que se encaixem no programa “Compre do ES”. 

“Antes da pandemia, o perfil do comércio capixaba era de 80% das compras feitas dentro do Estado. Em 2020, o percentual caiu, 72% de compras locais e 28 fora”, destacou Hoffmann.

O governador, Renato Casagrande defendeu a prática como forma de movimentar a economia interna do ES. 

“É uma oportunidade para os micro e pequenos empreendedores gerarem empregos, comprarem e venderem aqui, gerando riqueza para o nosso Estado”, finalizou.

Capacitação gratuita para os profissionais

O “Compre do ES” será coordenado pela secretaria Sectides e Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). O secretário destacou ainda que outra ação divulgada é a capacitação desses micro e pequenos empreendedores. 

“O interessado deverá entrar no site do Sebrae, fazer um autodiagnóstico. Após isso, ela receberá um treinamento, voltado para a área do marketing, vendas, administrativo”, disse Hoffmann. 

Veja como preencher o autodiagnóstico

Legislação

Decreto de Priorização para a contratação de MPE Locais: Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as contratações públicas de bens, serviços e obras, tendo em vista o disposto nos arts. 42 a 49 da Lei Complementar Federal 123/2006, e dos arts. 43 a 70 da Lei Complementar Estadual 618/2012, para as Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempreendedores Individuais (MEI) e Sociedades Cooperativas, Agricultores Familiares e Produtores Rurais Pessoa Física.

Decreto de Securitização de Contratos: Dispõe sobre as regras e os procedimentos para operação de crédito garantida por cessão fiduciária dos direitos de créditos decorrentes de contratos administrativos de obras e serviços de engenharia, realizadas entre o fornecedor e instituição financeira no âmbito da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional. 

A operação de crédito de que trata o art. 1º será garantida por meio de conta vinculada específica para pagamento dos créditos cedidos fiduciariamente em garantia.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Jovens talentos do futebol terão chance em avaliação técnica do Vasco da Gama em Marataízes

No próximo dia 15 de setembro de 2025, Marataízes será palco de uma grande oportunidade para jovens apaixonados por futebol. O C.R. Vasco da...

Barra de São Francisco terá quiosque turístico na Torre de TV

O prefeito de Barra de São Francisco assinou a Ordem de Serviço para a construção de um quiosque de uso coletivo e uma residência...

Prefeitura de Macaé divulga 624 vagas de emprego

A Prefeitura de Macaé, por meio da Central do Trabalhador, divulgou esta semana 624 vagas de emprego. A área offshore continua liderando o ranking...

Anvisa proíbe 32 suplementos da Ervas Brasillis por fabricação irregular

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de 32 suplementos alimentares produzidos...
plugins premium WordPress