quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesPiúmaDesembargador prorroga por 60 dias afastamento do prefeito de Piúma

Desembargador prorroga por 60 dias afastamento do prefeito de Piúma

-

O advogado de Ricardo disse que não tem base este novo afastamento senão, motivação que pode ser política

O desembargador relator do processo que corre em segredo de Justiça no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini Antônio prorrogou o afastamento do prefeito de Piúma, José Ricardo Costa por mais 60 dias, no final da tarde desta terça-feira 14, data que completaria os 90 dias de afastamento.  Lembrando que foi o mesmo desembargador que deu os primeiros 90 dias de afastamento ao professor Ricardo.

De acordo com o procurador em sua fundamentação a presença do investigado na chefia do Poder Executivo ainda se mostra temerária e nociva ao erário, bem como, às investigações em curso, eis que ele pode, em tese, causar constrangimento a servidores municipais, bem como prejudicar a colheita de elementos probatórios, ou ter acesso a informações privilegiadas que poderiam frustrar a persecução.

A decisão de Zardini não aponta um fato novo, não é com base em nenhuma nova solicitação do Ministério Público. A reportagem fez uma busca no site do MP para acompanhar os passos da Operação Ruby e nada foi encontrado em relação a Ricardo.

Alega o desembargador em sua decisão que deverão estar presentes o risco de dano irreparável à instrução processual (periculum in mora), bem como a plausibilidade da pretensão de mérito veiculada pelo autor. “Na esteira deste raciocínio, não obstante possa o afastamento provisório fundar-se em indícios, não se exige, neste momento, prova cabal, exauriente, de que o agente, caso mantido no exercício da função, acarretará prejuízo ao descobrimento da verdade, pois os já mencionados indícios, desde que existentes de maneira fundada, já serão suficientes à decretação da medida, dada a excepcionalidade do poder geral de cautela conferido ao Magistrado”.

Convém lembrar que no dia 08 de maio, data da deflagração da Operação Ruby, a mesma que afastou a prefeita Amanda Kennedy foram feitas buscas na Prefeitura de Piúma de documentos e contratos com a empresa Limpeza Urbana, investigada e acusada de pagar propina a agentes públicos para vencer os certames. 90 dias depois o Ministério Público devolveu os contratos depois de analisá-los.

Em outubro, o MP fez buscas na casa de Ricardo de onde foram levados celular e pendrives, nesta ocasião o prefeito foi afastado. 90 dias se passaram e nenhum dado novo foi apontado pelo MP para prorrogar o afastamento por mais 60 dias. Ainda assim, afirma Zardini em sua decisão:  “Assim, após analisar detidamente os autos, verifico temerário o retorno, neste momento, do Sr. José Ricardo Pereira da Costa, alcaide municipal de Piúma⁄ES, pois se extrai dos autos elementos significativos do uso da função pública para a prática de infrações penais, configurando o “fumus comissi delicti” mencionado no art. 319, VI do CPP, autorizador da concessão da medida cautelar”.

Para Zardini há provas constantes do caderno investigatório, e por isso existem motivos suficientes, neste momento, a autorizar o deferimento do pedido de prorrogação do afastamento do prefeito de Piúma José Ricardo Pereira Da Costa, bem como a proibição de acesso a quaisquer dependências do poder executivo municipal.

━ viu isso aqui?

Geninho recebe SPU e MPF para avançar na Gestão de Praias e nas ações ambientais

O prefeito de Itapemirim Geninho recebeu, nesta terça-feira (09), o Superintendente do Patrimônio da União, Fhilipe Pupo, e o representante do Ministério Público Federal,...

Fogos de artifício barulhentos passam a ser proibidos no Espírito Santo

O Governo do Estado do Espírito Santo publicou, nesta terça-feira (09), o Decreto nº 6.257-R/2025, que regulamenta a Lei Estadual nº 11.703/2022 e consolida...

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...
plugins premium WordPress