terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioAcontece no ESAles conquista Selo Diamante de Transparência pelo segundo ano e é eleita...

Ales conquista Selo Diamante de Transparência pelo segundo ano e é eleita órgão mais transparente do ES

-

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante de Transparência, o mais alto reconhecimento concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A certificação, concedida pela Atricon, confirma que a Casa atingiu os níveis máximos avaliados pelo programa e foi eleita, novamente, o órgão mais transparente do Espírito Santo. A premiação foi entregue durante o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Bicampeonato nacional reconhece gestão moderna

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), recebeu o certificado e destacou que o bicampeonato representa o trabalho conjunto entre servidores e parlamentares.

“Esse Selo Diamante é o resultado do trabalho de muita gente. Esse título mostra que estamos no caminho certo. Gestão moderna e eficiente traz como resultado a transparência”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, e o procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal.

Ales se destaca entre os poderes do Estado

O Radar Nacional da Transparência Pública avaliou itens como acessibilidade, contratos, despesas, diárias, informações institucionais e atualização do Portal da Transparência. A Ales alcançou a pontuação máxima, cumprindo entre 95% e 100% dos critérios, faixa exigida para o Selo Diamante.

Em 2024, a Casa já havia atingido 100% do índice, tornando-se a única Assembleia Legislativa do Brasil a alcançar o nível máximo naquele ano.

Gestão prioriza acesso à informação e segurança jurídica

Segundo Marcelo Santos, o resultado reflete uma mudança estrutural na forma de administrar a Casa.

“Modernizamos a Assembleia. Hoje, o cidadão conhece cada voto, cada gasto e cada projeto apresentado. Revisamos o arcabouço legal e eliminamos mais de 8 mil normas defasadas que geravam insegurança jurídica”, destacou.

O presidente também lembrou iniciativas estruturantes implantadas na atual gestão:

  • Escola de Formação Política, voltada para a formação cidadã;
  • Projeto Arranjos Produtivos, que se tornou política pública e fortalece a agricultura familiar, setor responsável por 75% das propriedades rurais do Estado.

Como funciona a avaliação de transparência

O levantamento do PNTP verifica:

  • facilidade de uso do Portal da Transparência;
  • publicação de atos normativos;
  • detalhamento de receitas, despesas, contratos e licitações;
  • prestação de contas;
  • acessibilidade e usabilidade das informações.

Instituições que atendem a mais de 95% dos critérios recebem o Selo Diamante, classificação mais alta do programa.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...

Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul,...

Alerta de risco alto para chuvas intensas no ES até quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou o Espírito Santo sob alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuva em 44 municípios, com...

Avião de pequeno porte cai 20 minutos após decolar do Aeroporto de Guarapari

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A...
plugins premium WordPress