segunda-feira, dezembro 29, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEducaçãoComeça aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do...

Começa aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes)

-

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nesta segunda-feira (10), a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) 2025. As avaliações seguem até o dia 28 de novembro, conforme o cronograma estabelecido por cada escola.

Sobre a aplicação, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que as provas têm o objetivo de identificar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao final de cada etapa escolar. Além disso, os Questionários Contextuais, respondidos por alunos, professores e diretores, reúnem informações pedagógicas, socioeconômicas e de gestão, contribuindo para uma análise mais completa dos resultados.

“Os resultados do Paebes/Paebes Alfa permitirão à Rede Estadual, e aos municípios, fazerem um diagnóstico preciso da aprendizagem dos nossos estudantes, além do planejamento das ações para o ano de 2026, com base em evidências. Esses resultados também compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Sedu e do Índice de Qualidade Educacional, que tem impacto no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios”, afirmou o secretário.

Já a gerente de Avaliação, Bianca Silva Santana, ressaltou que serão avaliados estudantes do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 3ª séries do Ensino Médio das Redes Municipais, Estadual, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e de escolas privadas que aderiram ao programa. A previsão é de que cerca de 121 mil alunos participem em todo o Estado.

Em Mimoso do Sul, as provas serão realizadas nos dias 18 e 19, e para jogar luz na importância da participação, a equipe da Escola Monsenhor Elias Tomasi vem realizando uma série de ações de conscientização, inclusive com envolvimento dos pais e responsáveis, fortalecendo a relevância de uma comunidade escolar unida e participativa.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Suspeito de agredir PM em Vila Velha se entrega à polícia

O homem suspeito de agredir o cabo da Polícia Militar Mariusom Marianelli Jacintho, com uma base de concreto, se apresentou à Delegacia de Homicídios e...

Até quando vai o calor extremo? Confira a previsão

O calor extremo que afeta quase todo o país não deve dar trégua até o fim do ano, segundo os meteorologistas. A expectativa é de...

Silvinei Vasques é transferido para Brasília

O ex-diretor da Polícia...
plugins premium WordPress