A produtora capixaba Maria Rodrigues da Silva, do Sítio Esperança, em Muqui (Sul do Espírito Santo), conquistou a terceira colocação no concurso “Florada Premiada – edição especial para produtoras femininas, premiando cafés de mulheres de todo o país. A premiação ocorreu no dia 7 de novembro de 2025, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).
Café premiado e destaque capixaba
O lote de conilon especial de Maria conquistou 89,78 pontos e foi o único conilon capixaba entre os 20 finalistas do concurso. Além disso, a participação feminina no Espírito Santo apresentou expressivo avanço: no arábica via seca, por exemplo, o Estado teve uma finalista, e via úmida, nove produtoras entre as 20 finalistas.
Essa conquista representa tanto o reconhecimento da qualidade do café capixaba quanto a ampliação do protagonismo feminino na cafeicultura local.
Uma trajetória de dedicação
Maria revelou que atua com café desde criança, mas há cerca de dez anos dedica-se à produção de cafés especiais na cooperativa da região. Ela contou que a lavoura da família é dividida entre os membros para individualizar o trabalho com o grão e, assim, garantir qualidade diferenciada. Pela terceira colocação, ela recebeu um prêmio de R$ 10 mil.
“É muito bom saber que a gente trabalhou no café e que agora as pessoas vão conhecer mais de perto através da fotografia nas embalagens”, disse Maria sobre a expectativa de ver seu café sendo vendido no Brasil.
Importância para o ES e para o setor
O concurso da 3 Corações, em sua 8ª edição, recebeu 1.075 inscrições de cafeicultoras e bateu recorde de amostras, reforçando o papel crescente das mulheres na cafeicultura nacional. Para o Espírito Santo, a conquista reforça a presença competitiva do Estado no segmento do conilon e dos cafés especiais em âmbito nacional e internacional.
Próximos passos
Com esse reconhecimento, o desafio será manter e ampliar a qualidade, além de garantir a comercialização diferenciada desses cafés premiados. O destaque coloca o Espírito Santo em evidência, abre mercados e inspira outras produtoras a investirem em qualidade, processamento e inscrição em concursos.

