sexta-feira, dezembro 19, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESPrograma Estado Presente consolida redução de assassinatos no Espírito Santo

Programa Estado Presente consolida redução de assassinatos no Espírito Santo

-

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida no Espírito Santo registrou uma redução de 9,7% nos homicídios dolosos entre janeiro e outubro de 2025 — com 651 casos neste período frente a 721 no mesmo intervalo de 2024. O resultado representa a menor quantidade de assassinatos desde o início da série histórica do estado (1996) e reflete a atuação integrada entre segurança pública e política social.

A queda por região

O relatório mostra que todas as regiões do estado apresentaram redução nos homicídios acumulados no ano até outubro de 2025:

  • Região Sul: queda de 32,9%
  • Região Serrana: –23,9%
  • Região Noroeste: –13,6%
  • Região Norte: –9,7%
  • Região Metropolitana: –1,8%

O que é o Programa Estado Presente

O programa é uma política pública estadual voltada à “redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos)” em áreas prioritárias do estado. Ele combina dois eixos centrais: repressão qualificada (inteligência policial, integração) e prevenção social (educação, cultura, qualificação).

Avanço e gestão por evidências

Segundo estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), entre 2019 e 2022 o programa evitou entre 1.294 e 1.600 homicídios no Espírito Santo, conforme diferentes níveis de confiança estatística. O governo estadual afirma que esses resultados demonstram o impacto real da política de segurança baseada em evidências.

Desafios e próximos passos

Embora os números sejam positivos, o relatório destaca que ainda há regiões com redução mais modesta (como a Metropolitana) e que a política exige manutenção constante. O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa, afirmou que “segurança pública é obra permanente” e reforçou o uso de tecnologia e integração entre secretarias como forma de avançar.

Importância para a sociedade

Para o cidadão comum, a queda dos homicídios significa maior sensação de segurança, menor letalidade violenta e fortalecimento da governança estadual em torno da proteção à vida. A política pública serviu também para posicionar o Espírito Santo como referência nacional em gestão de segurança com base em dados.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Prefeitura de Cachoeiro anuncia abono de R$ 2 mil para o magistério

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou o pagamento de abono no valor de R$ 2 mil destinado aos profissionais do magistério. O benefício...

É oficial! Ricardo será o candidato de Casagrande na disputa pelo Governo do ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou que dará apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) como candidato à sua sucessão, nas eleições...

Marcelo Santos destaca protagonismo da Ales em balanço de 2025

Em entrevista para a TV Ales sobre o balanço das ações realizadas em 2025 o presidente Marcelo Santos (União) deu ênfase à retomada do...
plugins premium WordPress