sexta-feira, novembro 28, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas notíciasProjeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco

Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco

-

O projeto Piauí Inteligência Artificial, criado pelo governo do Piauí visando implantar a disciplina Inteligência Artificial em escolas estaduais, está entre os selecionados pela edição de 2025 do Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. A Unesco é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Fruto de uma parceria envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Piauí, o programa indicado pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco é uma análise crítica sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) e no apoio à equidade e inclusão.

Ele concorreu com 86 iniciativas internacionais, propostas por mais de 50 estados-membros e organizações não governamentais.

Unesco

Em seu site, a Unesco explica que o Piauí Inteligência Artificial incentiva lideranças locais para a integração responsável da IA.

“Com o objetivo de integrar a IA ao currículo escolar público no estado do Piauí, tornando-a disciplina obrigatória do 9º ano até o final do Ensino Médio, o Piauí Inteligência Artificial oferece um programa de aprendizagem de três anos que integra a ética da IA ​​em todos os seus módulos e combina atividades digitais e presenciais, tornando-a acessível em ambientes com poucos recursos”, destaca a Unesco.

O projeto beneficia mais de 90 mil alunos em 540 escolas públicas a cada ano. Além disso, já capacitou mais de 680 professores.

Governo comemora

A seleção do projeto, entre os quatro laureados do prêmio, foi comemorada por autoridades brasileiras. “O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a seleção do projeto Piauí Inteligência Artificial para a edição de 2025 do prêmio”, destacou, em nota, o Itamaraty.

De acordo com o júri internacional avaliador, o Piauí Inteligência Artificial representa um “modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da inteligência artificial na educação”.

“A seleção do projeto brasileiro reflete a importância atribuída pelo Brasil às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional”, destacou o Ministério das Relações Exteriores. 

━ viu isso aqui?

Equipe de Wesley Safadão quer “barrar” show do Guns N’ Roses no Klebão; entenda a confusão

O show internacional do Guns N’ Roses, previsto para acontecer no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, enfrenta um problema inesperado de agenda. O show...

Prefeito de Cariacica recebe camiseta do Guns N’ Roses após polêmica sobre show no Kleber Andrade

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), recebeu nesta semana uma camiseta oficial do Guns N’ Roses das mãos dos produtores do show marcado...

Itapemirim realiza cerimônia de registro da Agroindústria Laticínio Laluc no SIM

tapemirim celebrou um importante avanço para a agricultura familiar do município: a cerimônia de registro da Agroindústria Laticínio Laluc no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O registro...

TSE determina posse de Dorlei Fontão como prefeito de Presidente Kennedy em 24 horas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, nesta quarta-feira (27), o registro de candidatura de Dorlei Fontão da Cruz para concorrer ao cargo de prefeito...

Radares voltam a multar em Vila Velha na segunda (1º), mas avanço de sinal não será punido de madrugada

Os seis radares eletrônicos instalados em Vila Velha voltarão a aplicar multas a partir desta segunda-feira (1º), mas com uma regra específica no período...
plugins premium WordPress