O governo do estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), assinou nesta quarta-feira (8) os contratos com as multinacionais espanholas GS Inima e Acciona, vencedoras do leilão realizado em junho. As empresas passam a ser responsáveis pela execução dos serviços de esgotamento sanitário em 43 municípios capixabas. Estão previstos quase R$ 7 bilhões em investimentos e custos operacionais ao longo dos próximos 25 anos.
As obras e serviços ampliarão a cobertura de esgotamento sanitário, beneficiando cerca de 900 mil novos habitantes até 2033, sem impacto na tarifa atualmente praticada pela Cesan.
“Hoje é um dia marcante e histórico para a qualidade de vida, turismo e meio ambiente do nosso Estado. Os dois contratos preveem investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. Vamos universalizar os serviços de água e esgoto nos 46 municípios que a Cesan gerencia até 2033, atendendo ao Marco Legal do Saneamento. Por isso, a assinatura de hoje é um passo importantíssimo, pois a gente está contratando essa universalização”, ressaltou o governador Renato Casagrande.
“A estabilidade institucional e a segurança jurídica construídas aqui mostram que as empresas podem investir com previsibilidade. A iniciativa é a contratação do futuro do Espírito Santo com os pés no presente, projetando impactos diretos na saúde e no bem-estar das comunidades mais carentes.” Ricardo Ferraço, vice-governador do ES