segunda-feira, novembro 17, 2025
InícioAcontece no ESGoverno do ES anuncia contratação de até 4,8 mil câmeras corporais para...

Governo do ES anuncia contratação de até 4,8 mil câmeras corporais para forças de segurança

-

O governador Renato Casagrande anunciou nesta terça-feira (23) a contratação de até 4,8 mil câmeras corporais para uso pelas forças de segurança do Espírito Santo. O contrato inclui não apenas o fornecimento dos equipamentos, mas também toda a estrutura necessária para armazenamento, monitoramento e custódia das imagens, com validade inicial de 39 meses e possibilidade de prorrogação por até 10 anos.

Integração tecnológica

Segundo o governo, as chamadas bodycams serão integradas ao parque tecnológico já disponível na segurança pública estadual, que conta com ferramentas de reconhecimento facial, geolocalização e leitura de placas de veículos. O sistema será conectado ao Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), garantindo interoperabilidade e gestão unificada das informações.

Uma Central de Monitoramento Integrada também será implantada para gerir as imagens, com possibilidade de compartilhamento direto com órgãos externos, como o Ministério Público e o Judiciário, sempre preservando a cadeia de custódia das evidências digitais.

Transparência e proteção

Casagrande destacou que o investimento tem dupla função: proteger os policiais em atuação e aumentar a transparência junto à sociedade.

“O trabalho da Polícia exige proteção ao policial, e a câmera protege essa ação. Outro objetivo é dar transparência da atuação das nossas Polícias e também do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

O valor estimado por equipamento é de R$ 750,00, com fornecimento mínimo de 1.000 e máximo de 4.800 câmeras. As Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros, terão acesso ao uso da tecnologia.

Reforço no programa Estado Presente

O vice-governador Ricardo Ferraço classificou a medida como parte dos investimentos estratégicos em tecnologia para ampliar a eficiência da segurança pública:

“Esse é um caminho sem volta. É proteção qualificada para o trabalho dos nossos policiais e transparência à sociedade.”

Já o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, ressaltou que a iniciativa cumpre promessa feita pelo governo à população:

“Um equipamento robusto, que vai ajudar na produção de provas, no acompanhamento em tempo real das ações e que ainda suporta tecnologias como reconhecimento facial.”

Próximos passos

O edital será publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (24). A previsão é que a licitação ocorra em outubro e que, até o fim de 2025, a empresa vencedora já esteja fornecendo as câmeras para todas as forças de segurança do Estado.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Corpo encontrado em Cachoeiro é da empresária Cláudia Cristina da Silva Fernandes

Uma empresária de 53 anos foi encontrada morta com sinais de violência na manhã deste domingo (16) no bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Diogo Moreira conquista Campeonato Mundial de Moto2

O brasileiro Diogo Moreira...

Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência no IBC, em Cachoeiro

O corpo de uma mulher foi encontrado na manhã deste domingo (16), próximo a um Toyota corolla, no bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim A...

Em 2025, 64% dos brasileiros não consumiram bebidas alcoólicas

Mais da metade dos brasileiros não consumiu bebida alcoólica em 2025. É o que apontam os dados de uma pesquisa realizada a pedido do...

Casagrande entrega pavimentação do acesso ao Monte Aghá e Tyago anuncia nova UPA em Itapemirim

O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, neste sábado (15), as obras de pavimentação do acesso ao Monte Aghá, importante atrativo turístico localizado entre...
plugins premium WordPress