sexta-feira, outubro 3, 2025
InícioAcontece no ESGoverno do ES anuncia contratação de até 4,8 mil câmeras corporais para...

Governo do ES anuncia contratação de até 4,8 mil câmeras corporais para forças de segurança

-

O governador Renato Casagrande anunciou nesta terça-feira (23) a contratação de até 4,8 mil câmeras corporais para uso pelas forças de segurança do Espírito Santo. O contrato inclui não apenas o fornecimento dos equipamentos, mas também toda a estrutura necessária para armazenamento, monitoramento e custódia das imagens, com validade inicial de 39 meses e possibilidade de prorrogação por até 10 anos.

Integração tecnológica

Segundo o governo, as chamadas bodycams serão integradas ao parque tecnológico já disponível na segurança pública estadual, que conta com ferramentas de reconhecimento facial, geolocalização e leitura de placas de veículos. O sistema será conectado ao Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), garantindo interoperabilidade e gestão unificada das informações.

Uma Central de Monitoramento Integrada também será implantada para gerir as imagens, com possibilidade de compartilhamento direto com órgãos externos, como o Ministério Público e o Judiciário, sempre preservando a cadeia de custódia das evidências digitais.

Transparência e proteção

Casagrande destacou que o investimento tem dupla função: proteger os policiais em atuação e aumentar a transparência junto à sociedade.

“O trabalho da Polícia exige proteção ao policial, e a câmera protege essa ação. Outro objetivo é dar transparência da atuação das nossas Polícias e também do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

O valor estimado por equipamento é de R$ 750,00, com fornecimento mínimo de 1.000 e máximo de 4.800 câmeras. As Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros, terão acesso ao uso da tecnologia.

Reforço no programa Estado Presente

O vice-governador Ricardo Ferraço classificou a medida como parte dos investimentos estratégicos em tecnologia para ampliar a eficiência da segurança pública:

“Esse é um caminho sem volta. É proteção qualificada para o trabalho dos nossos policiais e transparência à sociedade.”

Já o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, ressaltou que a iniciativa cumpre promessa feita pelo governo à população:

“Um equipamento robusto, que vai ajudar na produção de provas, no acompanhamento em tempo real das ações e que ainda suporta tecnologias como reconhecimento facial.”

Próximos passos

O edital será publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (24). A previsão é que a licitação ocorra em outubro e que, até o fim de 2025, a empresa vencedora já esteja fornecendo as câmeras para todas as forças de segurança do Estado.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
spot_img

━ viu isso aqui?

Operação “Brinde Amargo” apreende bebidas falsificadas e prende homem em Cachoeiro de Itapemirim

A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, nesta quinta-feira (2), um homem de 24 anos acusado de vender bebidas alcoólicas falsificadas em uma distribuidora...

Vereadores de Alegre passam a ter auxílio-alimentação de R$ 1.500

O texto, aprovado pelo placar de 9 votos a 1, também dobra o valor do benefício pago aos servidores do Legislativo municipal A Câmara de...

Caminhoneiro é agredido e sofre ferimentos em posto de combustíveis na BR-101, em Mimoso do Sul; Confira a nota emitida pela empresa

Um caminhoneiro sofreu ferimentos na cabeça após ser retirado à força da cabine do próprio veículo, no pátio do Posto JR, localizado às margens...

Janete Vargas Simões é eleita primeira mulher presidente do TJES

Pela primeira vez na história, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) será comandado por uma mulher. A desembargadora Janete Vargas Simões foi eleita por...

Com casos de intoxicação por metanol, médicos recomendam que pessoas não bebam

Até a quarta-feira (1º), o Ministério da Saúde já havia notificado 43 casos de intoxicação por metanol. Uma morte foi confirmada em São Paulo...
plugins premium WordPress