A Associação publicou a nota de repúdio em seu portal; Confira na íntegra
‘A Abraji repudia com veemência a atitude do senador licenciado Marcos do Val (Podemos-ES) de ofender, expor e humilhar uma jornalista do Espírito Santo durante live apresentada no sábado, 20, em seu canal de Youtube, com uma audiência de mais de 9 mil usuários.
Ao criticar de forma destemperada reportagem de Fabiana Tostes, autora da coluna de “Olho No Poder”, da Folha Vitória, Marcos do Val ligou para a jornalista, ao vivo, sem avisá-la da live, expondo a repórter e usando termos ofensivos, deixando-a numa situação humilhante.
Fabiana Tostes tentava, em vão, explicar ao senador licenciado que sua própria assessoria havia lhe passado as informações publicadas. Ele prosseguiu com acusações e ameaças de pressão sobre os empregadores da jornalista. Também queria exigir a retirada do conteúdo do ar.
Depois que Fabiana desligou o telefone, ele passou a incitar seus seguidores e afirmar que não deveriam acreditar na imprensa.
É inadmissível que um jornalista, por exercer seu trabalho, seja exposto dessa maneira, sobretudo por uma autoridade pública, detentora de mandato político.
A Abraji é contra toda forma de intimidação do trabalho jornalístico. E espera que tal atitude seja repudiada pelo partido e pelos pares do senador licenciado.
A Abraji se solidariza com Fabiana Tostes e a apoia nas medidas judiciais cabíveis.’