Os moradores de Pedra Azul e Paraju, em Domingos Martins, ganharam duas novas salas de teleconsulta na última terça-feira (16). A iniciativa, inédita no Espírito Santo ao chegar aos distritos, garante acesso a consultas especializadas sem a necessidade de deslocamentos longos até a capital. O projeto já evitou que mais de 40 mil pacientes capixabas precisassem viajar para atendimentos médicos, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Atendimento mais próximo
A lavradora Fabiola Fritz Rosa da Silva, de 41 anos, foi uma das primeiras a utilizar o serviço no distrito de Pedra Azul. Ela levou o filho de 6 anos a uma consulta de neuropediatria.
“Essa entrega ajudou muito para não ter que ir a Vitória. Se fosse na capital, meu marido não conseguiria trabalhar hoje para nos levar tão longe”, afirmou.
Mais qualidade de vida
O secretário da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que a ampliação é reflexo do sucesso do projeto:
“Só Pedra Azul fica a 50 km da sede do município. Levar as salas para os distritos é garantir qualidade de vida e tirar as pessoas das estradas”, disse.
O prefeito de Domingos Martins, Edu do Restaurante, também comemorou:
“É uma entrega importante que vai beneficiar diretamente os moradores. Agradeço ao Governo do Estado por contemplar nossa cidade”.
Presenças e expansão
A inauguração contou com representantes da Sesa, vereadores e servidores locais. Atualmente, já existem salas de teleconsulta em todos os 78 municípios capixabas.
Micropolo de saúde em debate
Ainda em Pedra Azul, Hoffmann se reuniu com prefeitos e secretários da Região Serrana para discutir a criação de um micropolo de saúde e a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) regional. Domingos Martins será a sede do projeto, orçado em R$ 7 milhões.
A proposta busca reduzir os deslocamentos até Vitória para consultas e exames. Apenas Conceição do Castelo envia cerca de 140 moradores por dia à capital, enquanto Brejetuba mobiliza 80 pessoas em 20 veículos.
“Com o micropolo, haverá economia e mais comodidade aos pacientes”, reforçou o prefeito Levi da Mercedinha.