O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta na tarde desta quarta-feira (17) após passar uma noite internado no Hospital DF Star, em Brasília. De acordo com boletim médico, exames identificaram duas lesões compatíveis com carcinoma de células escamosas ‘in situ’, um tipo de câncer de pele. As áreas afetadas, no tórax e em um dos braços, já foram removidas e demandam apenas acompanhamento clínico.
Bolsonaro havia dado entrada no hospital na terça (16), após apresentar soluços, vômitos, tontura e queda de pressão arterial. Ele deixou a unidade por volta das 13h40, segundo informações da equipe médica.
O que disseram os médicos
O cirurgião Claudio Birolini, chefe da equipe que acompanha Bolsonaro, explicou que o diagnóstico é precoce e não exige tratamento adicional neste momento.
“Duas das lesões vieram positivas para carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas ainda assim é um câncer de pele”, afirmou.
Segundo Birolini, as lesões foram retiradas no procedimento realizado no último domingo (14), quando oito pontos suspeitos foram removidos. O médico destacou que, pela exposição solar ao longo da vida sem proteção adequada, Bolsonaro deve passar por avaliações periódicas para monitoramento de novas alteraçõesPo
Prisão domiciliar
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por participação em tentativa de golpe de Estado. Diante do diagnóstico, ele deverá apresentar um atestado médico ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela execução da pena.
Boletim médico
Segundo nota divulgada pelo Hospital DF Star:
- Bolsonaro foi admitido no dia 16 de setembro com quadro de vômitos, tontura, queda de pressão arterial e pré-síncope.
- Apresentou melhora após hidratação e tratamento medicamentoso endovenoso.
- Exames confirmaram carcinoma de células escamosas ‘in situ’ em duas das oito lesões retiradas.
- Recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (17), com recomendação de acompanhamento e reavaliação periódica.