O prefeito está tão determinado a disputar uma das duas vagas no Senado que, segundo ele, se isto for necessário para viabilizar a candidatura, está disposto até a mudar de partido e/ou concorrer de maneira avulsa (sem nenhum partido coligado).
“Onde Deus coloca a mão dele, prospera. Assim como Cariacica está prosperando, essa candidatura já está prosperando. Entrei para não recuar. Todo mundo teve a chance de ser candidato. Agora é a minha vez. Eu não tenho mais como recuar, nem se eu quisesse. Deus botou isso no meu coração, e eu vou ser obediente. Vou enfrentar todos os Golias da política capixaba.”
Euclério apoia o vice-governador Ricardo Ferraço (também do MDB) para governador e o governador Renato Casagrande (PSB) para uma das vagas no Senado. Independentemente do seu próprio destino eleitoral, ele garante que apoiará os dois até o fim.
No plano ideal, o prefeito gostaria de ser o segundo candidato a senador dessa mesma chapa majoritária, tendo Ricardo na cabeça e Casagrande como primeiro candidato ao Senado. Mas, se por algum motivo (arranjos e articulações com outras forças governistas), não houver lugar para ele nessa chapa, tudo bem: ele mantém seu apoio pessoal aos dois, mas será candidato a senador de todo modo, ainda que de forma avulsa. É o que ele mesmo afirma.
“Eu dependo só de Deus. Nem que seja num partido em que só saia eu como candidato. Vou até numa candidatura avulsa, se precisar. Não tem como eu recuar mais. Quero andar com o grupo do Renato [Casagrande]. Aonde eu estiver, eu vou apoiar Renato e Ricardo. Não abro mão disso. A questão de apoio meu é de discernimento meu. Agora, se o grupo lá do Renato decidir para eu não ser, vou ser candidato por outro partido. Dependo só de Deus, de um partido e da minha vontade.”
Ele prossegue:
“Comigo não tem essa! Quem me conhece sabe que eu sigo à risca o que digo. Acho que não vou ter esse problema com Ricardo, porque ele tem mostrado muita lealdade. Mas, se for necessário, para não causar constrangimento, eu mudo de partido. As pessoas têm que saber o momento certo delas”.