terça-feira, dezembro 16, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas notíciasAles promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio...

Ales promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio Vivácqua

-

As particularidades das pessoas com transtornos neurobiológicos foram tema de um encontro promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil que defenderam mais inclusão, respeito e políticas públicas para pessoas com TEA, TDAH, TOD, dislexia e outros transtornos.

A neuropsicopedagoga Rhaíssa Paris, palestrante do encontro, destacou a importância do diagnóstico precoce e de profissionais capacitados:

“Apenas 7% da população apresenta realmente transtornos que necessitam de cuidados específicos. Por isso, precisamos de pessoas aptas a diagnosticar e encaminhar corretamente”, explicou.

Vozes da inclusão

O assessor parlamentar Gabriel Cipriano, de 23 anos, autista nível 1, relatou sua trajetória após diagnóstico tardio:

“Na escola me chamavam de esquisito e preguiçoso. Hoje, sou prova de que a gente é capaz de aprender, se desenvolver e fazer parte da sociedade”, afirmou.

A assistente social Rosilene Mendonça, da Pestalozzi de Atílio Vivácqua, reforçou a necessidade de quebrar tabus:

“Precisamos esclarecer a sociedade sobre os transtornos, pois ser diferente é normal.”

O prefeito Helinho Lima (PSB) destacou o atendimento realizado em parceria com a Pestalozzi e garantiu apoio a novas políticas públicas para inclusão.

Já o presidente da Frente Parlamentar, deputado Allan Ferreira (Pode), lembrou que sua atuação resultou em leis como a que criou o Selo Empresa Amiga do Autista:

“Incluir é falar de um futuro mais justo. Municípios sozinhos não dão conta, precisamos de políticas integradas dos governos federal, estadual e municipal.”

Frente Parlamentar

Criada em 2023, a Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Transtornos Neurológicos busca debater e fortalecer ações que garantam direitos e inclusão de pessoas com transtornos como TEA, TDAH e dislexia.

━ viu isso aqui?

OMS emite alerta sobre nova gripe e possível aumento de casos em 2026; especialistas reforçam vacinação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiram alertas recentes sobre a circulação de uma variante do vírus...

Programa de Distribuição de Ração Farelada segue fortalecendo produtores rurais em Presidente Kennedy

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue firme no compromisso de apoiar e valorizar o homem do campo....

Espírito Santo recebe alerta de perigo para chuvas fortes; confira a lista de cidades afetadas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (15), dois novos alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo. Os avisos são de nível...

Peter Costa decreta ponto facultativo em Mimoso do Sul na final do Flamengo x PSG

O município de Mimoso do Sul terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), a partir das 14h, quando acontecerá a final do mundial entre Flamengo...
plugins premium WordPress