sábado, outubro 25, 2025
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Ales promove debate sobre inclusão de pessoas com transtornos neurobiológicos em Atílio Vivácqua

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As particularidades das pessoas com transtornos neurobiológicos foram tema de um encontro promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Atílio Vivácqua, no Sul do Estado.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil que defenderam mais inclusão, respeito e políticas públicas para pessoas com TEA, TDAH, TOD, dislexia e outros transtornos.

A neuropsicopedagoga Rhaíssa Paris, palestrante do encontro, destacou a importância do diagnóstico precoce e de profissionais capacitados:

“Apenas 7% da população apresenta realmente transtornos que necessitam de cuidados específicos. Por isso, precisamos de pessoas aptas a diagnosticar e encaminhar corretamente”, explicou.

Vozes da inclusão

O assessor parlamentar Gabriel Cipriano, de 23 anos, autista nível 1, relatou sua trajetória após diagnóstico tardio:

“Na escola me chamavam de esquisito e preguiçoso. Hoje, sou prova de que a gente é capaz de aprender, se desenvolver e fazer parte da sociedade”, afirmou.

A assistente social Rosilene Mendonça, da Pestalozzi de Atílio Vivácqua, reforçou a necessidade de quebrar tabus:

“Precisamos esclarecer a sociedade sobre os transtornos, pois ser diferente é normal.”

O prefeito Helinho Lima (PSB) destacou o atendimento realizado em parceria com a Pestalozzi e garantiu apoio a novas políticas públicas para inclusão.

Já o presidente da Frente Parlamentar, deputado Allan Ferreira (Pode), lembrou que sua atuação resultou em leis como a que criou o Selo Empresa Amiga do Autista:

“Incluir é falar de um futuro mais justo. Municípios sozinhos não dão conta, precisamos de políticas integradas dos governos federal, estadual e municipal.”

Frente Parlamentar

Criada em 2023, a Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Transtornos Neurológicos busca debater e fortalecer ações que garantam direitos e inclusão de pessoas com transtornos como TEA, TDAH e dislexia.

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