terça-feira, janeiro 20, 2026
InícioAcontece no ESProjeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

-

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa, criada para incentivar a diversificação no campo, distribuiu kits gratuitos de apicultura em setembro de 2024. Um ano depois, os beneficiados já estão vendendo mel e ampliando a renda das famílias.

Da produção de café ao mel

O agricultor familiar André Gonçalves, da comunidade de Córrego Alto São José II, conta que sempre trabalhou com café, mas decidiu apostar na apicultura após conhecer o projeto.

“Eu e minha família estamos muito satisfeitos com os resultados. Faço anúncios na internet, mostro a produção e sempre aparece gente interessada em comprar o mel”, disse.

Atualmente, André mantém 10 caixas de abelha em plena produção, com rendimento médio de 20 litros de mel por caixa durante o período de florada.

Apoio técnico no campo

Além dos equipamentos – como caixas de madeira, fumigador, macacão e luvas –, o Arranjos Produtivos também garante consultoria técnica gratuita.
Segundo o técnico responsável pela região, Ademir Luiz de Santana, as visitas mensais ajudam a garantir a qualidade do mel.

“Muitos produtores estão lidando com o mel pela primeira vez, então a assistência técnica é essencial para que tenham sucesso”, explicou.

O coordenador técnico do projeto, Wagner Canal, comemorou os avanços.

“O objetivo é exatamente esse: incentivar a diversificação nas propriedades e criar novas oportunidades de renda para os produtores”, destacou.

Sustentabilidade e diversificação

O projeto é uma iniciativa da Ales em parceria com o governo do Estado e municípios, com apoio de instituições como Incaper, Aderes e Sebrae.

Desde 2023, além da apicultura, o Arranjos Produtivos já distribuiu mudas frutíferas – como cacau, laranja, acerola, limão e uva – e promoveu seminários e capacitações. O foco é fortalecer a agricultura familiar e estimular o desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Resultado preliminar do concurso da Assembleia Legislativa é divulgado

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), banca realizadora do concurso público para o Legislativo estadual, divulgou na última sexta-feira (16) e sábado (17)...

Projeto Verão leva atividades, saúde e bem-estar para idosos em Presidente Kennedy

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolve...

Samarco começa a abrir este ano 4 mil vagas para retomar produção

A Samarco vai contratar 4 mil novos empregados a partir deste ano até 2027, para a reativação das usinas de pelotização 1 e 2...

Número de passageiros em aeroportos teve aumento de 9,4% em 2025

Os aeroportos brasileiros transportaram...
plugins premium WordPress