sábado, janeiro 17, 2026
InícioAcontece no ESGoverno do ES inaugura Núcleo de Intervenções Rápidas para integrar tecnologias na...

Governo do ES inaugura Núcleo de Intervenções Rápidas para integrar tecnologias na Segurança Pública

-

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram, nesta quinta-feira (28), o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), vinculado ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A nova estrutura funciona no prédio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), em Vitória, e será responsável por receber e atender ocorrências geradas pelo uso de recursos tecnológicos, como câmeras de reconhecimento facial, totens de segurança e drones. A iniciativa integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida e tem como objetivo modernizar a segurança pública capixaba.

Como funciona o NIR

O NIR será a central de comando para as tecnologias que formam o parque tecnológico da segurança pública no Espírito Santo. Entre os recursos monitorados estão:

  • Totens de Segurança;
  • Cerco Inteligente;
  • Câmeras de Reconhecimento Facial;
  • Drones e câmeras corporais;
  • Imageadores térmicos e tecnologias embarcadas.

O centro funcionará 24 horas por dia, reunindo dados em tempo real e acionando as forças de segurança sempre que necessário. “Quando uma pessoa procurada é detectada ou um veículo roubado é localizado, conseguimos dar resposta imediata”, explicou o governador Casagrande.

Avanço tecnológico

A unidade também passa a empregar Inteligência Artificial integrada aos protocolos das corporações, permitindo recursos como:

  • reconhecimento automático de placas;
  • detecção de aglomerações e invasões;
  • contagem e rastreamento de pessoas e objetos;
  • análise de comportamento suspeito com alertas automáticos.

Para o vice-governador Ricardo Ferraço, a novidade representa mais velocidade e integração: “Esse novo centro une nossas corporações e efetivos para ampliar a resposta à sociedade. Segurança no Espírito Santo se faz com inteligência, integração e investimento contínuo.”

Resultados já alcançados

O NIR também será responsável por integrar as tecnologias que já apresentam resultados expressivos:

  • Cerco Inteligente: implantado em 2022, já auxiliou na apreensão de 1.667 veículos roubados ou furtados. Atualmente, opera com 1.466 câmeras ativas.
  • Reconhecimento Facial: iniciado em 2024, já permitiu a prisão de 358 foragidos da Justiça.
  • Totens de Segurança: implantados em julho de 2025, registraram 116 alertas e 25 acionamentos diretos, resultando em 10 ocorrências policiais, como tentativa de homicídio e casos de violência contra a mulher.

Com o funcionamento do NIR, esses sistemas passam a atuar de forma centralizada, ampliando a eficácia das operações.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Delegada presa em SP por suposto elo com PCC já foi PM em Mimoso do Sul

Uma delegada presa por suspeita de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta sexta-feira (16), em São Paulo, já atuou como Policial...

ES terá fim de semana de sol e calor antes da chegada de chuvas intensas na próxima semana

O Espírito Santo terá um fim de semana de tempo firme, sol forte e temperaturas elevadas antes da mudança brusca no clima prevista para...

Norma Ayub confirma que entrará na corrida por vaga na Assembleia Legislativa

A ex-deputada federal e ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (PP), anunciou nesta quinta-feira (15) sua pré-candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito...
plugins premium WordPress