segunda-feira, janeiro 19, 2026
InícioÚltimas notíciasMemorial na Barra da Tijuca homenageia congolês Moïse, morto em 2022

Memorial na Barra da Tijuca homenageia congolês Moïse, morto em 2022

-

Um memorial em homenagem ao congolês Moïse Mugenyi Kabagambe foi inaugurado nesta segunda-feira (30) no quiosque Dumar, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O busto instalado no local é uma das medidas previstas na ação indenizatória movida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), que representa a família de Moïse desde o início do caso.

O jovem congolês, de 24 anos, foi espancado até a morte em 24 de janeiro de 2022, no quiosque Tropicália, após cobrar o pagamento de três dias de trabalho. A violência, registrada por câmeras de segurança, mobilizou movimentos sociais, entidades de direitos humanos e a sociedade civil em busca de justiça.

A data escolhida para a inauguração, 30 de junho, marca a independência da República Democrática do Congo, país de origem de Moïse. A mãe de Moïse, Lotsove Lolo Lavy Ivone, destacou a importância do memorial como símbolo de resistência e memória. 

“É muito difícil estar aqui, onde tudo aconteceu. São muitas memórias. A gente acha que a dor vai diminuir, mas não diminui. Ainda assim, é importante que a história do meu filho não seja esquecida. Espero que este lugar se torne um espaço de acolhimento, um lugar para outras pessoas refugiadas”, disse Ivone.

Defensoria 

O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), da Defensoria do Rio, atua na defesa da família de Moïse, tanto na esfera criminal quanto cível. Além de acompanhar o processo penal, a Instituição move ação indenizatória por danos morais.

Em março de 2025, dois dos três acusados pelo crime, Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca e Fábio Pirineus da Silva, foram condenados por homicídio triplamente qualificado. O terceiro réu, Brendon Alexander Luz da Silva, conhecido como Tota, será julgado separadamente, segundo seu próprio desejo.

O coordenador do Nudedh, defensor público Marcos Paulo Dutra Santos, reforçou o compromisso da Defensoria com o enfrentamento ao racismo estrutural e disse que essa é uma pauta prioritária da Instituição e uma luta inegociável.

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

━ viu isso aqui?

Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado pode representar...

Eleições 2026: confira as principais datas do calendário eleitoral

Prazos orientam ações de partidos, veiculação de propaganda e etapas do processo de votação Em 2026, é ano de Eleições Gerais no Brasil. Eleitoras e...

Sesa acompanha casos de uso da polilaminina e institui Grupo Técnico para avaliar terapias inovadoras

A Secretaria da Saúde (Sesa) acompanha, de forma criteriosa e técnica, casos pontuais de pacientes com lesão medular que receberam a polilaminina, uma proteína...

Evair: “Vou esperar até o prazo limite para decidir! Se eu sair da federação será para disputar o senado”

O deputado federal Evair de Melo (PP) segue aguardando o que chama de “momento certo” para definir se será candidato à reeleição ou ao...
plugins premium WordPress