quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEstilo de VidaSaúdeJá gripou também? Capixabas sofrem com febre, tosse e mal estar

Já gripou também? Capixabas sofrem com febre, tosse e mal estar

-

Segundo dados do Fundação Oswaldo Cruz, o estado está entre os que receberam alerta sobre o aumento do número de casos da Influenza, mais popularmente conhecida como gripe.

No Espírito Santo, segundo o balanço, a tendência é de crescimento dos casos, e em todo o país, houve ainda o aumento das hospitalizações por influenza A, que é o vírus da gripe.

De acordo com a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, com o período de queda das temperaturas, período chuvoso em meio ao clima mais ameno, percebemos o aumento dos casos de infecções respiratórias.

“Muitos pacientes estão se queixando dos sintomas característicos como febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e uma sensação de indisposição (mal-estar) geral”, conta a médica. “E estamos ouvindo muitos relatos da gripe influenza que está deixando muita gente indisposta e até de cama, com fraqueza”, pontuou.

Jessica alerta para a prevenção, a vacinação e reforça outras medidas importantes de prevenção. “É essencial manter a higiene das mãos, evitar aglomerações em ambientes fechados e mal ventilados, e usar máscara caso apresente sintomas gripais. Dormir bem e manter uma alimentação equilibrada também fortalecem o sistema imunológico”, recomenda a pneumologista. Segundo ela, ao menor sinal de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico, especialmente se houver febre persistente, falta de ar ou piora do estado geral.

Sobra vacina contra gripe no ES

Iniciada oficialmente no último dia 7 de abril, a estratégia de imunização contra a gripe tem registrado no Espírito Santo uma baixa procura. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), até a última quinta-feira (24) foram aplicadas 263.196 doses, alcançando uma cobertura total de 17,57% dos grupos que possuem meta.

A vacina contra a Influenza, que era ofertada em estratégia de campanha, passou, a partir deste ano, a ser incorporada ao Calendário Nacional de vacinação e deve ser administrada na rotina de crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress