terça-feira, setembro 9, 2025
spot_img
InícioClimaDefesa Civil Alerta começa a operar no Espírito Santo a partir de...

Defesa Civil Alerta começa a operar no Espírito Santo a partir de dezembro

-

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) está finalizando os ajustes necessários para implementar o Defesa Civil Alerta, uma nova ferramenta do Governo Federal destinada ao envio de alertas de emergência. O sistema, lançado em agosto deste ano, será ampliado para os estados das regiões Sul e Sudeste a partir de 04 de dezembro, com o Espírito Santo entre os contemplados.

Funcionalidade integrada ao Sistema Alerta!ES

No Espírito Santo, o Defesa Civil Alerta será integrado ao Sistema Alerta!ES, já utilizado pelo estado para monitoramento e prevenção de desastres. A ferramenta será mais um canal de comunicação, com foco em alertar e orientar as populações que vivem em áreas de risco iminente, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

A tecnologia utilizada é o cell broadcast, que permite o envio simultâneo de mensagens para telefones móveis em áreas geográficas específicas. Essas mensagens aparecem em formato de pop-up, interrompendo qualquer atividade no celular, como a visualização de vídeos ou a navegação nas redes sociais. Não é necessário fazer cadastro ou baixar aplicativos, e o alerta será recebido por todos os celulares conectados às torres de telefonia localizadas na área de risco.

Quem recebe os alertas?

O sistema abrange todos os telefones móveis conectados à rede no momento da emissão do alerta. Porém, aparelhos em modo avião ou desligados não receberão a notificação. Embora a tecnologia seja amplamente compatível, há uma ressalva: dispositivos fabricados até 2020 podem apresentar limitações na recepção dos alertas.

Testes e preparação

A implementação no estado passou por uma série de testes, com destaque para o realizado em 10 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. Durante a simulação, mensagens de demonstração foram enviadas a todos os celulares conectados na área definida, garantindo a funcionalidade do sistema.

Objetivo: salvar vidas

Coordenada pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, a iniciativa busca atingir o maior número de pessoas possível em situações de emergência. A meta é garantir que, ao serem alertadas, as pessoas possam tomar as medidas necessárias para proteger suas vidas e as de seus familiares.

A operacionalização no Espírito Santo será responsabilidade da Defesa Civil Estadual, que agora conta com um reforço tecnológico para a prevenção e resposta a desastres naturais.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Jovens talentos do futebol terão chance em avaliação técnica do Vasco da Gama em Marataízes

No próximo dia 15 de setembro de 2025, Marataízes será palco de uma grande oportunidade para jovens apaixonados por futebol. O C.R. Vasco da...

Barra de São Francisco terá quiosque turístico na Torre de TV

O prefeito de Barra de São Francisco assinou a Ordem de Serviço para a construção de um quiosque de uso coletivo e uma residência...

Prefeitura de Macaé divulga 624 vagas de emprego

A Prefeitura de Macaé, por meio da Central do Trabalhador, divulgou esta semana 624 vagas de emprego. A área offshore continua liderando o ranking...

Anvisa proíbe 32 suplementos da Ervas Brasillis por fabricação irregular

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de 32 suplementos alimentares produzidos...
plugins premium WordPress