quarta-feira, dezembro 10, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESProjeto Arranjos Produtivos distribui mudas de maracujá para agricultores familiares em Itapemirim

Projeto Arranjos Produtivos distribui mudas de maracujá para agricultores familiares em Itapemirim

-

O projeto Arranjos Produtivos, promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), realizou mais uma etapa de entrega de mudas frutíferas no Sul do estado. Na manhã desta quinta-feira (28), 4.300 mudas de maracujá foram entregues a agricultores familiares do município de Itapemirim, fortalecendo a produção agrícola local.

A escolha pelo cultivo do maracujá foi fundamentada em estudos técnicos que apontaram a região como ideal para a fruta. “Em Itapemirim, por causa do microclima, a questão marítima e o solo mais arenoso, você consegue potencializar uma produção maior, com alta qualidade, tanto para a polpa quanto para o doce de maracujá”, explicou Douglas Gasparetto, coordenador técnico do projeto.

Presença e apoio parlamentar

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), participou do evento e destacou os impactos positivos da iniciativa. “É muito gratificante saber que estamos contribuindo para melhorar a vida das pessoas, especialmente dos agricultores familiares. Eles precisavam de suporte técnico e nós estivemos presentes. Agora, podem produzir mais e com maior qualidade, levando seus produtos a todo o Espírito Santo”, afirmou.

Benefícios para os agricultores

A entrega contemplou cerca de 20 agricultores familiares inscritos no projeto, como o fruticultor José Carlos Moreira, que recebeu 400 mudas. Para ele, o apoio é fundamental:

“É de grande importância para todos nós receber essas mudas. Vamos fazer o plantio em breve, para melhorar a nossa produção. Esse projeto ajuda a mim e a todas as pessoas de Itapemirim que estão recebendo as mudas. Nosso dever é plantar, para depois colher.”

Fortalecimento da agricultura familiar

Realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo estadual e prefeituras, o projeto Arranjos Produtivos foi retomado em 2023 com o objetivo de apoiar agricultores familiares em todo o Espírito Santo. Desde então, mais de 20 mil agricultores foram beneficiados com mudas e equipamentos em diferentes municípios.

As ações incluem a entrega de mudas como uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá, além de assistência técnica especializada diretamente nas plantações, garantindo que o plantio, o cultivo e a colheita sejam realizados de forma eficiente.

Com o suporte oferecido pelo projeto, agricultores familiares do Espírito Santo fortalecem sua produção, ampliando a oferta de alimentos de qualidade e promovendo o desenvolvimento sustentável do setor agrícola no estado.

━ viu isso aqui?

Aposta do ES acerta as quinze dezenas da Lotofácil; veja valor do prêmio

Uma aposta feita em uma casa lotérica de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, acertou as quinze dezenas sorteadas no concurso 3557, da Lotofácil, realizado na noite...

Homem é preso em São Mateus por armazenar pornografia infantil

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (09), um mandado de busca apreensão expedido pela 1ª Vara Federal de Linhares, em uma residência localizada em...

Casagrande lança pacote de obras rodoviárias do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram, nesta segunda-feira (08), novos editais do Departamento de Edificações e de Rodovias...
plugins premium WordPress