terça-feira, novembro 4, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
InícioAcontece no ESCachoeiro de Itapemirim mantém liderança no ranking dos serviços de água e...

Cachoeiro de Itapemirim mantém liderança no ranking dos serviços de água e esgoto do ES

-

Cachoeiro de Itapemirim, município que tem a BRK como concessionária dos serviços de água e esgoto, mantém a primeira colocação no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas (RSBMC), levantamento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Na edição 2023, a cidade conquistou a nota 8,3, a única acima de 8,0 entre os 78 municípios capixabas, uma demonstração da eficiência nos serviços operados pela BRK, e que completou 25 anos de concessão à iniciativa privada.

No estudo do Tribunal de Contas, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão a capital, Vitória, com a nota 7,3, e Bom Jesus do Norte e Mucurici, com 7,0. A nota média estadual na terceira edição do levantamento foi 4,98. O objetivo do estudo é contribuir para a elaboração de políticas públicas sistêmicas e integradas, mais eficazes e eficientes, além de aprimorar a atuação dos executivos municipais e dos prestadores de serviços na área de saneamento básico.

No serviço de abastecimento de água, Cachoeiro de Itapemirim conquistou a nota 10, com mais de 99% da população total com acesso ao serviço, considerado universalizado. Já em coleta de esgoto, ao atender a mais de 90% da população, o município também atinge índice de universalização. A nota nos serviços de tratamento de esgoto foi 9,0.

“A liderança de Cachoeiro no Ranking de Saneamento Básico dos Municípios Capixabas é resultado do pioneirismo do município ao conceder os serviços à iniciativa privada e aos contínuos investimentos realizados pela BRK para modernizar e ampliar os serviços. Atuamos tendo um olhar especial ao crescimento da cidade, à promoção da qualidade de vida da população e à eficiência dos serviços”, destaca Marcos Mendanha, diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim.

Indicadores

O TCE-ES, para a construção do estudo, avalia indicadores como atendimento total e urbano de água potável, de coleta e de tratamento de esgoto, de arrecadação proporcionada pelo sistema, de investimentos em saneamento básico e de ligações faltantes de água e esgoto. Compõem o estudo, ainda, outros indicadores, como índices de perdas de água na distribuição, de perdas volumétricas de água e de perdas de faturamento.

A nota de cada município no ranking corresponde à soma das notas finais obtidas em cada um dos 12 indicadores avaliados, com o uso da mesma metodologia do Instituto Trata Brasil (ITB) para avaliar a eficiência dos serviços e das prestadoras. O levantamento analisou dados disponíveis no SNIS e refletem a situação do Espírito Santo em 2021, que é o ano mais recente já disponibilizado.

- PUBLICIDADE -spot_img

━ viu isso aqui?

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Cineastas, roteiristas, produtores e...

Bolsonaro será enviado à Papuda já na semana que vem, apostam aliados

Aliados de Bolsonaro acreditam que o STF enviará o ex-presidente para o presídio da Papuda na semana que vem, após rejeitar os embargos de declaração protocolados pela defesa. Atualmente, o...

Surto no Santa Rita pode ter sido causado por fungo, aponta análise

O surto de infecção registrado no hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, pode ter sido provocado por um fungo chamado Histoplasma, presente nas...

Itapemirim se destaca no encerramento do Programa Agrinho 2025

Nesta edição, Itapemirim se destacou com a presença de 32 alunos, três professores e uma pedagoga, concorrendo nas categorias Desenho, Produção de Texto e...

Cachoeiro de Itapemirim estuda criação de parque temático para impulsionar o turismo

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, tem intensificado esforços para alavancar o turismo na cidade, e uma das principais iniciativas em estudo...
plugins premium WordPress