sexta-feira, setembro 5, 2025
InícioÚltimas notíciasLula chora em discurso em frente ao Planalto ao citar desigualdade e...

Lula chora em discurso em frente ao Planalto ao citar desigualdade e volta da fome

-

Tema dominou a primeira parte do discurso de Lula a milhares de apoiadores na Praça dos Três Poderes. Lula chorou ao citar cartazes pedindo ajuda em semáforos e ‘fila do osso’ em açougues.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou neste domingo (1º) ao falar da volta da fome e do aprofundamento da desigualdade social no país.

Lula discursava aos apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, como parte dos ritos da posse presidencial. Ao citar pessoas pedindo dinheiro com cartazes e fazendo fila na porta de açougues para comprar ossos, Lula ficou com a voz embargada e teve de interromper a fala.

“Há muito tempo, não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo em busca de alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Crianças vendendo bala ou pedindo esmola, quando deveriam estar na escola vivendo plenamente a infância a que têm direito”, disse.

“Trabalhadores e trabalhadoras desempregados, exibindo nos semáforos cartazes de papelão com a frase que nos envergonha a todos: ‘por favor, me ajuda'”, continuou, perdendo a voz em razão do choro.
Lula interrompeu o discurso para se recompor, e foi aplaudido pelos milhares de apoiadores na Praça dos Três Poderes. Depois, retomou a fala – mas logo a interrompeu novamente.

“Fila na porta dos açougues, em busca de ossos para aliviar a fome. E, ao mesmo tempo, filas de espera para a compra de jatinhos particulares. Tamanho abismo social é um obstáculo à construção de uma sociedade justa e democrática, e de uma economia próspera e moderna”, disse.

Desigualdade ‘inadmissível’

A indignação com a desigualdade social foi o tema central da primeira parte do discurso de Lula. Antes, o presidente já havia discursado dentro do Congresso, após assinar o termo de posse – a fala foi transmitida em telões espalhados pela Esplanada.

“Assumimos hoje, diante de vocês e de todo o povo brasileiro, o compromisso de combater dia e noite todas as formas de desigualdade no nosso país. Desigualdade de renda, de gênero e de raça. Desigualdade no mercado de trabalho, na representação política, nas carreiras do Estado, no acesso á saúde, à educação e a demais serviços públicos”, enumerou.

“Desigualdade entre a criança que enfrenta a melhor escola particular e a criança que engraxa sapato na rodoviária, sem escola e sem futuro. Desigualdade entre a criança feliz com o brinquedo que acabou de ganhar de presente, e a criança que chora de fome na noite de Natal”, comparou, embargando a voz mais uma vez.

“Desigualdade entre quem joga comida fora e entre quem só se alimenta das sobras. É inadmissível que os 5% mais ricos deste país detenham a mesma fatia de renda que os demais 95% de pessoas. Que seis bilionários brasileiros tenham uma riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões mais pobres do país”, seguiu.

- PUBLICIDADE -

━ viu isso aqui?

Projeto Arranjos Produtivos incentiva apicultura e gera renda para agricultores em Mantenópolis

Agricultores familiares de Mantenópolis, no noroeste capixaba, já começam a colher os frutos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa,...

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

O Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (4), o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) das atividades legislativas por 115 dias para “tratamento de...

Mulher atropelada pelo ex em calçada em Barra de São Francisco diz estar aliviada com prisão

A mulher atropelada pelo ex-marido em cima de uma calçada, no dia 21 de agosto, em Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo,...

Presidente Kennedy se consolida como novo polo econômico com chegada de grandes investimentos

O município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, passa por um momento histórico de transformação econômica. A chegada de grandes indústrias...
plugins premium WordPress